Contadores (as) – Contabilistas | PE


O CONTADOR –  ou CONTABILISTA – é o profissional diplomado em Ciências Contábeis, com curso superior. Com essa formação, o profissional está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Ele pode trabalhar com gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria e precisa estar credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Na hora de abrir uma empresa, por exemplo, é o profissional indicado para auxiliar nos trâmites, recomendar o regime tributário mais adequado e apurar os impostos. É o contador, também, o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa com exceção de MEI (Micro empreendedor individual) por elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais. Enfim, é fundamental para a boa gestão de seu negócio.
O  técnico em contabilidade ou técnico contábil exerce funções muito parecidas com as do contador, mas mais com restrições, pois sua formação é de nível médio ou técnico. Profissional reconhecido pelos órgãos de classe, pode, assim como o contador, cuidar da parte financeira de empresas, ser responsável por prestações de contas de instituições, trabalhar com escrituração fiscal, registro e lançamentos contábeis, cálculo de impostos, juros e taxas; receitas e despesas; elaboração de registros financeiros e balancetes e, ainda, análise de contas e controle patrimonial. 
Na verdade, são atribuições muito semelhantes, e o trabalho de um técnico associado a de um contador, podem ser muito relevantes como uma assessoria para a sua empresa ou negócio. A principal diferença entre as duas funções é que o contador pode ser responsável pela contabilidade de uma empresa enquanto o técnico contábil ou de contabilidade, não. E mais. Trabalhos de consultoria, auditoria, perícias judiciais e extrajudiciais e de análise de balanços somente podem ser feitos pelo profissional com curso superior – o contador, com está previsto na lei e disponível no na página do Conselho Federal de Contabilidade ou nos CRCs (Conselhos Regionais).
O sistema tributário no Brasil é bastante complexo, exige conhecimentos específicos e, por isso, para cumprir as exigências legais e manter a parte contábil em dia, você vai precisar da ajuda de um profissional, caso não seja MEI. Além disso, uma boa assessoria contábil é valiosa na hora de ajudar na tomada de decisões estratégicas, como viabilidade econômica de novos projetos ou produtos e previsão de rentabilidade. Essas análises podem fazer você economizar muitos reais – e muita dor de cabeça.
Além de cumprir com as obrigações e ter tudo organizado, a Empresa terá também muitas tarefas simplificadas, como a emissão de notas e automatização do pagamento das suas guias de impostos.
A CONTABILIDADE online é uma ótima opção, pois com o uso da tecnologia, consegue reunir um grupo variado de profissionais à sua disposição, com soluções qualificadas e simples, e, o melhor, que você pode ter acesso sem sair de casa ou do escritório. Com a otimização de tempo que a tecnologia permite, os processos são simplificados e, em decorrência, os preços ficam muito mais acessíveis (90% mais baratos).
ão inúmeras as atividades e atribuições de um contador / contabilista. A começar por assinar, junto com os sócios, os documentos contábeis legais que garantem a lisura e solidez do empreendimento junto aos órgãos reguladores. Conheça agora as principais responsabilidades do contabilista / contador.
Abertura de Empresa: Para legalizar um negócio, você vai precisar de ajuda para verificar as legislações municipal, estadual e federal que se aplicam ao negócio que você está criando – para que não seja cobrado por nada errado mais tarde. O escritório vai lhe ajudar a definir os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), escolher a natureza jurídica, definir o porte da empresa, escolher o regime tributário e verificar as alíquotas de imposto. Assim, você vai estar seguro de que cumpre a lei e escolhe as melhores alternativas para o seu negócio desde a sua criação. E, se com o tempo, o negócio mudar, não se preocupe – seu escritório de contabilidade vai ajudá-lo a fazer as alterações contratuais necessárias e informar aos órgãos responsáveis.
Escrituração Contábil | Tributária: Esta é uma das principais obrigações da contabilidade – registrar as movimentações financeiras, preencher demonstrativos, fazer controles e manter os livros fiscais da empresa atualizados. Tudo isso depende do tipo de empresa, e o contador vai saber verificar o que é necessário no seu caso. Além disso, o escritório de contabilidade vai emitir as guias de impostos (ISS e ICMS, por exemplo)  – o que vai manter o seu negócio em dia com a fiscalização.
Entrega das Obrigações Acessórias: Além de toda essa papelada que já mencionamos, seu contador vai ajudá-lo a manter a empresa na legalidade, preenchendo outros documentos também muito importantes, como Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS); Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF); Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e outros. Mas, calma, o escritório vai saber qual se aplica ao seu tipo de empresa. Ufa, mais uma coisa com a qual você não precisa esquentar a cabeça.
Emissão de Certidões Negativas de Débitos: Em muitas situações, para aceitar sua empresa como fornecedor, participar de licitação ou solicitar empréstimo em banco, vão lhe solicitar as certidões negativas – que comprovam que sua empresa não tem dívidas. Há vários modelos de certidões, e o seu contador vai saber como e onde requerer.
Assessoria Trabalhista: Faz parte do serviço contábil atender algumas obrigações trabalhistas, como apurar e emitir contracheques dos colaboradores; calcular o pró-labore dos sócios; emitir guias do INSS, FGTS e IRRF; processar folha de pagamento; fazer relatórios para o Fisco trabalhista; organizar a documentação de admissões e demissões; preencher o cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED). Este trabalho é muito importante para evitar futuros problemas judiciais.
Planejamento Tributário: Este tipo de assessoria já não é oferecida por todos contadores – mas pode ser um diferencial importante. A partir do estudo detalhado da legislação tributária, é possível reduzir a carga de impostos, mas sem deixar de cumprir as normas. Tudo dentro da lei, como tem que ser. Mas, para isso, é importante ter ajuda de  contadores experientes e confiáveis.
Gestão Financeira: A assessoria nesta área pode ser uma grande aliada na tomada de decisões estratégicas. O contador pode contribuir muito com informações que podem auxiliar e amparar a definição dos caminhos para o sucesso do seu negócio.
Encerramento de Empresa: Nem sempre os negócios dão certo. Talvez, você precisa encerrar uma empresa para começar outra com o pé direito. Só quem empreende está sujeito a esses desafios. Se for o caso, você vai precisar cumprir uma série de etapas para não deixar nenhuma pendência. E seu contador vai estar lá para te ajudar.



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Publicado por Aldo Corrêa de Lima

Advogado; Bacharel em Teologia; Servo do Deus Altíssimo (Cristão Evangélico [Protestante] apaixonado pelas Sagradas Escrituras e pela Seara Divina); Conservador, Líder, Comprometido, Trabalhador, Honesto, Ético e Sonhador; Casado com Willyana Corrêa de Brito (esposa fiel; Fotógrafa; Agente Comunitária de Saúde; Crente e sedenta por servir a Deus; Sonhadora, Meiga, Amiga, Batalhadora).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: