Alzheimer: ASSASSINO SILENCIOSO


Alzheimer e demência

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro. A taxa de progresso da doença é variável conforme a pessoa, contudo, pessoas portadoras de Alzheimer vivem em média até oito anos após o início dos sintomas.

Apesar de não haver atualmente tratamentos que impeçam o progresso da doença de Alzheimer, há medicamentos para tratar os sintomas de demência. Nas últimas três décadas, as pesquisas sobre demência proporcionaram uma compreensão muito mais profunda sobre como o Alzheimer afeta o cérebro. Hoje em dia, os pesquisadores continuam a buscar tratamentos mais eficientes e a cura, além de formas para impedir o Alzheimer e melhorar a saúde cerebral.

Perda de Memória e Outros Sintomas

Problemas com a memória, dificuldade principalmente em lembrar informações recentemente aprendidas, são normalmente os primeiros sintomas da doença de Alzheimer.

Conforme envelhecemos, nossos cérebros mudam e podemos ocasionalmente apresentar dificuldades para lembrar alguns detalhes. No entanto, a doença de Alzheimer e outras demências causam uma perda de memória e outros sintomas significativos o suficiente para interferir com a vida diária das pessoas. Esses sintomas não são naturais do envelhecimento.

Nem toda perda de memória é causada por Alzheimer

Se você ou alguém que você conhece está apresentando problemas de memória ou outros sintomas de demência, consulte um médico. Algumas causas de sintomas, tais como efeitos colaterais de medicamentos e deficiências de vitaminas, são reversíveis.

Além da perda de memória, os sintomas de Alzheimer incluem:

  • Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis.
  • Dificuldades para a resolução de problemas.
  • Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares.
  • Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada.
  • Confusão sobre locais, pessoas e eventos.
  • Alterações visuais, como problemas para entender imagens.

Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências progressivas antes da pessoa que está passando por essas mudanças. Se você, ou alguém que você conhece, está sentindo os possíveis sintomas de demência, é importante buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas.

Alzheimer e o cérebro

As células do cérebro no hipocampo, uma parte do cérebro associada com o aprendizado, são normalmente as primeiras a serem danificadas pelo Alzheimer. É por isso que a perda de memória, principalmente a dificuldade em lembrar informações recentemente aprendidas, é normalmente o primeiro sintoma da doença.

Fatores de risco de Alzheimer

Apesar de ainda não compreendermos todos os motivos de por que algumas pessoas desenvolverem a doença de Alzheimer e outras não, as pesquisas nos proporcionaram um melhor entendimento de quais fatores as expõem a um maior risco.

  • Idade. O avanço da idade é o maior fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. A maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer tem 65 anos de idade ou mais.
    Apesar de muito menos comum, o Alzheimer prematuro pode afetar pessoas com idade inferior a 65 anos. Estima-se que até 5 por cento das pessoas portadoras de Alzheimer tiveram a doença prematuramente. O Alzheimer prematuro é normalmente diagnosticado de forma errada.
  • Membros da família com Alzheimer. Se os seus pais ou irmãos desenvolverem Alzheimer, você tem uma maior probabilidade de também desenvolver a doença do que alguém que não tenha um parente de primeiro grau portador de Alzheimer. Os cientistas não compreendem completamente o que causa o Alzheimer nas famílias, mas fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida podem influenciar.
  • Genética. Os pesquisadores identificaram diversas variações genéticas que aumentam as chances do desenvolvimento da doença de Alzheimer. O gene APOE-e4 é o gene de risco mais comum associado ao Alzheimer; estima-se que ele influencie até vinte e cinco por cento dos casos de Alzheimer.

    Os genes determinísticos são diferentes dos genes de risco, pois eles garantem que a pessoa desenvolverá a doença.
    A única causa conhecida do Alzheimer é herdando um gene determinístico. O Alzheimer causado por um gene determinístico é raro, e ocorre possivelmente em menos de 1 por cento dos casos de Alzheimer. Quando um gene determinístico causa Alzheimer, recebe o nome de “doença autossômica dominante de Alzheimer (ADAD, na sigla em inglês)”.
  • Deficiência Cognitiva Leve (DCL). Os sintomas da DCL incluem alterações na capacidade de pensar, mas esses sintomas não interferem com a vida cotidiana e não são tão graves como os causados por Alzheimer ou outras demências progressivas. Portar DCL, principalmente DCL que envolva problemas de memória, aumenta o risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências. Entretanto, a DCL nem sempre é progressiva. Em alguns casos ela pode ser reversível ou se manter estável.
  • Doença cardiovascular. As pesquisas sugerem que a saúde do cérebro está fortemente relacionada com a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. O cérebro obtém do sangue o oxigênio e nutrientes necessários para o seu funcionamento normal, e o coração é o responsável por bombear sangue para o cérebro. Portanto, fatores que causam doenças cardiovasculares também podem estar relacionados com um maior risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências, incluindo fumar, obesidade, diabetes, alto colesterol e alta pressão sanguínea na meia-idade.
  • Educação e Alzheimer. Estudos associaram menos anos de educação formal com um maior risco de Alzheimer e outras demências. Não há um motivo claro para essa associação, mas alguns cientistas acreditam que mais anos de educação formal podem ajudar a aumentar as conexões entre os neurônios, permitindo ao cérebro o uso de rotas alternativas de comunicação entre os neurônios ao ocorrerem mudanças relacionadas com o Alzheimer e outras demências.
  • Traumatismo craniano. O risco da doença de Alzheimer e outras demências aumenta após um traumatismo craniano moderado ou grave, como uma pancada na cabeça ou ferimento no crânio que cause amnésia ou perda de consciência por mais de 30 minutos. Cinquenta por cento dos traumatismos cranianos são causados por acidentes automobilísticos. Pessoas que recebem ferimentos no cérebro repetidamente, como atletas e lutadores, também possuem um maior risco de desenvolvimento de demências e deficiências na capacidade de pensar.

Diagnóstico de Alzheimer

Não existe um simples exame que indique se a pessoa é portadora de Alzheimer. O diagnóstico requer uma ampla avaliação médica, a qual pode incluir:

Há um exame para detectar Alzheimer ?

Não existe uma forma simples de detectar o Alzheimer. O diagnóstico requer um exame médico completo. Exames de sangue, testes de estado mental e imagiologia cerebral podem ser usados para determinar a causa dos sintomas.

  • Histórico médico da sua família
  • Exame neurológico
  • Testes cognitivos para avaliar a memória e o pensamento
  • Exame de sangue (para descartar quaisquer outras possíveis causas dos sintomas)
  • Imagiologia cerebral

Apesar de os médicos normalmente conseguirem determinar se a pessoa é portadora de demência, pode ser mais difícil distinguir o tipo da demência. Erros de diagnósticos são mais comuns em Alzheimer prematuro.

Receber um diagnóstico preciso durante a fase inicial da doença é importante, pois permite:

  • Uma maior probabilidade de se beneficiar dos tratamentos disponíveis, os quais podem melhorar a qualidade de vida
  • A oportunidade de receber serviços de ajuda
  • Uma oportunidade de participar de testes e estudos clínicos
  • Uma oportunidade de expressar desejos pessoais em relação aos cuidados e vida futura
  • Colocar planos legais e financeiros em ordem

Tratamento e suporte para Alzheimer

Embora atualmente não existam tratamentos disponíveis para impedir ou diminuir o ritmo dos danos cerebrais causados pela doença de Alzheimer, diversos medicamentos podem ajudar a melhorar temporariamente os sintomas de demência em algumas pessoas. Esses medicamentos funcionam aumentando os neurotransmissores no cérebro.

Você está preocupado(a) com os sintomas? Acesse Alzheimer Brasil > para ver uma lista completa de centros de diagnósticos no Brasil.

Os pesquisadores continuam a buscar formas de melhor tratar o Alzheimer e outras demências progressivas. Atualmente, estão em andamento dezenas de terapias e tratamentos farmacológicos com foco em impedir a morte das células cerebrais associadas ao Alzheimer.

Além disso, o uso de sistemas de apoio e intervenções comportamentais não farmacológicas pode melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de demência e de seus cuidadores e familiares. Isso inclui:

  • Tratamento de condições médicas coexistentes
  • Coordenação dos cuidados entre profissionais da saúde
  • Participação em atividades, o que pode melhorar o humor
  • Intervenções comportamentais (para ajudar com as mudanças comportamentais comuns, como agressão, insônia e agitação)
  • Educação sobre a doença
  • Criação de uma equipe de cuidados para suporte

Cuidados | Caregiving

A ajuda está disponível

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) oferece ajuda para quem está lidando com a doença de Alzheimer.

Cuidar de alguém com a doença de Alzheimer ou outra demência pode ser tanto gratificante como desafiador. Nos estágios iniciais da demência, a pessoa pode permanecer independente e necessitar de muito pouco cuidado. No entanto, conforme a doença progride, os cuidado precisarão ser intensificados, finalmente resultando na necessidade de assistência em todos os momentos.

Frequentemente, ouvimos de cuidadores e familiares que um dos aspectos mais frustrantes do Alzheimer é a mudança comportamental que ele causa. Muitas informações estão disponíveis para ajudar os cuidadores a saberem o que devem esperar e como devem se adaptar durante os estágios inicial, intermediário e final da doença.

Como ajudamos

Sendo uma organização de saúde voluntária líder mundial dedicada ao cuidado, suporte e pesquisas envolvendo o Alzheimer, a Alzheimer’s Association busca melhorar a vida daqueles que enfrentam a doença de Alzheimer e outras demências. Financiamos pesquisas importantes; fornecemos educação e recursos; criamos conscientização e buscamos, em parceria com o governo, organizações privadas e sem fins lucrativos, trabalhar em busca da nossa visão de um mundo sem a doença de Alzheimer.

Importância do diagnóstico Precoce

Principal doença degenerativa no mundo, ela causa uma deterioração do funcionamento cerebral com perda de funções cognitivas, prejuízos de atenção e memória, dentre outros efeitos. A doença foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915).

De acordo com a Associação Internacional de Alzheimer, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo são acometidas por demência, sendo a mais comum o Alzheimer. No mundo, a cada 3 segundos uma pessoa desenvolve algum tipo de demência e estima-se que o número de pessoas nesta condição triplique, passando para 152 milhões em 2050.

É importantíssimo o diagnóstico precoce da doença para que o tratamento seja iniciado o mais brevemente possível postergando os estágios mais graves do Alzheimer.

“É uma doença progressiva. Os tratamentos vão tentar retardar a evolução da doença e tentar manter o idoso no convívio social para que não fique agressivo ou tenha atitudes inapropriadas socialmente”.

Há necessidade de formação adequada dos profissionais de saúde para que a doença não seja tratada em sua fase inicial como transtornos como depressão ou ansiedade:

“É muito importante que os médicos que estão na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam treinamento adequado para identificar precocemente o declínio cognitivo. Muitos dos medicamentos para a demência estão disponíveis de graça na rede pública”

um dos sintomas mais importantes para o diagnóstico precoce é a perda de memória recente. “A pessoa passa a ser repetitiva, pergunta algo que tinha acabado de perguntar, sendo que a memória antiga está preservada, ela lembra de fatos da infância. O idoso esquece onde guarda os objetos, esquece as palavras. Os familiares percebem que ele perde a capacidade de fazer contas, de lidar com o dinheiro, de receber um troco”.

Numa segunda fase, o idoso tem problemas de convívio social porque aumenta a agressividade, há constante alteração do humor. Em estágio mais avançado, a pessoa perde a mobilidade, não consegue comer, trocar de roupa ou tomar banho sozinha e passa a ficar praticamente em cima de uma cama.

O tratamento é feito com uma equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, assistente social. “Mas o melhor tratamento é a inserção social com acolhimento familiar e paciência”.

Informações e recursos às pessoas que enfrentam a doença de Alzheimer e a demência

  • Alz.org
    Nosso site apresenta uma explicação aprofundada sobre como o Alzheimer e outras demências afetam o cérebro, seus sintomas e fatores de risco, visões gerais atualizadas dos tratamentos e recursos para ajudar tanto os cuidadores quanto as pessoas portadoras da doença. As informações estão disponíveis em 15 idiomas, incluindo português.
  • Site Eu tenho Alzheimer
    (Em inglês). Caso você tenha sido diagnosticado no estágio inicial da doença de Alzheimer, provavelmente deve ter muitas perguntas; esse site oferece dicas de outras pessoas que atualmente são portadoras da doença de Alzheimer, informações sobre como viver bem com a doença e recursos para planejar o futuro.
  • Viagem ao Cérebro
    Traduzida para 15 idiomas, incluindo o português, essa ferramenta interativa oferece um entendimento visual sobre como um cérebro saudável funciona, e também quais são as alterações provocadas pela doença de Alzheimer. Os sintomas de Alzheimer, tais como alterações comportamentais e cognitivas, são causados pelos danos ao cérebro.
  • Alzheimer’s and Dementia Caregiver Center
    (Centro de Atendimento de Alzheimer e Demência). (Em inglês). O cuidado necessário com uma pessoa portadora da doença de Alzheimer e outras demências progressivas muda com o tempo. Nosso Centro de Atendimento oferece informações sobre o que esperar e como adaptar o cuidado durante o estágio inicial, intermediário e final da doença de Alzheimer. Os recursos incluem artigos sobre como lidar com alterações comportamentais e cuidado diário, cursos on-line gratuitos e blogs de outras pessoas que cuidam de alguém com demência.
  • Alzheimer’s Association Online Research Center
    (Centro de Pesquisa On-line da Alzheimer’s Association) (Em inglês). Nosso portal on-line oferece informações atualizadas sobre pesquisas envolvendo Alzheimer e demência. Uma grande variedade de informações está disponível, incluindo o que os pesquisadores sabem atualmente sobre saúde cerebral, vídeos sobre Alzheimer e genética, o futuro dos testes diagnósticos e uma visão geral de possíveis tratamentos para o Alzheimer sob investigação.

Via alz.org | Folha PE





Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Eleições: ABUSOS do STF | TSE

Eleições: ABUSOS do STF | TSE - surgeaki.com

BRASIL prejudicado por sua própria “JUSTIÇA” !

ELEIÇÃO NÃO SE VENCE. SE TOMA” !

Ministro – stf: Barroso

A mesquinharia da justiça eleitoral vem colocando em risco o exercício do direito ao voto para brasileiros que residem no exterior. Apesar do aumento de 40% no eleitorado lá fora, que passou de 501 mil para 697 mil, adotou a ideia de jerico de reduzir quase à metade o número de urnas, alegando “economicidade”.

Em vez de 400, serão 800 votantes por seção. A redução das urnas e mudanças de locais de votação têm deixado eleitores literalmente perdidos sobre para onde devem ir.

Serão 989 urnas instaladas em 159 cidades de 98 países. Roraima, que tem metade dos eleitores, terá cerca de 1.140 urnas.

Dados oficiais sobre Roraima, que tem 0,23% do eleitorado do país, mostram que nenhuma das seções eleitorais tem mais de 400 eleitores.

A dificuldade imposta pela justiça eleitoral leva eleitores a se organizar para viagens caras de avião ou cansativas, mais de 4h, de carro.

Se falta dinheiro para ajudar eleitor sobra para regalias e gratificações a servidores da Justiça Eleitoral fazerem o trabalho pelo qual já são pagos.

Via Diário do Poder

Ao menos 25 alvos da Lava Jato são Candidatos nas Eleição | 2022

LULADRÃO

Impunidade e DESMORALIZAÇÃO da Justiça

Além do EX PRESIDIÁRIO, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao menos outros 25 antigos alvos da Operação Lava Jato disputam as eleições deste ano. A grande maioria (19 candidatos) busca se eleger como deputado federal, dois tentam o Senado e apenas um almeja uma cadeira na Assembleia Legislativa do seu Estado. Outros três nomes se candidataram ao cargo de governador.

Depois de passar um ano e sete meses na prisão após ser condenado na Operação Lava Jato a cumprir pena de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá, Lula recuperou os direitos políticos e agora tenta voltar ao Palácio do Planalto.

A Lava Jato foi deflagrada em março de 2014, até ser extinta, em 2021 pelo STF. A operação viveu 80 fases e levou para o banco dos réus empreiteiros, doleiros, lobistas e políticos.

Entre os 26 políticos que agora registraram suas candidaturas na Justiça Eleitoral, alguns foram acusados criminalmente pela força-tarefa de Curitiba ou pela Procuradoria-Geral da República (PGR) – nos casos de detentores de prerrogativa de foro no Superior Tribunal de Justiça ou no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, em vários desses casos, as denúncias foram rejeitadas judicialmente.

A prisão do EX PRESIDIÁRIO LULA marcou o auge da operação.

Refletido também na disputa eleitoral deste ano, o saldo da Lava Jato é uma oposição entre críticos e defensores contundentes da operação. Entre os algozes, a avaliação é de que, em nome do enfrentamento da corrupção, a Lava Jato permitiu e autorizou todos os meios disponíveis legais durante as investigações e processos.

A operação foi alvo de um movimento orquestrado de desmonte, que livrou acusados que agora tentam voltar à cena política.

A complexidade da operação resultou numa disputa pelo “espólio” da Lava Jato, tanto pelos agentes dos mecanismos de controle, quanto pelos que foram investigados e presos. Neste cenário de discursos que flertam com o rompimento institucional, “a corrupção parece engalfinhada nas entranhas do Estado de direito, maculando e pervertendo as instituições por dentro”.

“Atestado de idoneidade” 

Embora a participação de ex-alvos da Lava Jato nas eleições “faça parte do jogo”, “a lei não dá um atestado de idoneidade”.

Políticos precisaram enfrentar batalhas nos tribunais para garantir a candidatura.

“A Lava Jato expôs ao Brasil um esquema de corrupção sem precedentes, tanto em relação ao montante roubado dos cofres públicos quanto ao número de autoridades envolvidas” !

Tais “Candidatos” CORRUPTOS não têm idoneidade nem reputação ilibada para CONCORRER A QUALQUER CARGO PÚBLICO (muito menos, pelo voto da população, que é enganada sistematicamente pela próprias pseudo “instituições democráticas”).

VERGONHOSO !!!






Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo


Gays “investem” em Crianças

Drag Queem - Crianças

O Absurdo da SEXUALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

“Milícias Gay” aterrorizam e intimidam


Milícias Antifa vestidas com bandeiras LGBT e trans cercaram a Anderson Distillery & Grill, em Roanoke County, Texas, durante um evento drag infantil, onde dançarinas transgêneros seminuas dançam na frente das famílias.

Segundo o dono da churrasqueira, seu filho menor é “trans” e o convenceu de que seria uma boa ideia fazer um “Drag Show” para crianças. No entanto, a notícia de que um evento dessa natureza seria realizado em um dos municípios mais conservadores dos Estados Unidos, onde, por exemplo, Trump venceu com 86% dos votos, chamou a atenção de várias organizações LGBT, que se mobilizaram para participar do evento.

Militantes da Antifa, vestidos inteiramente de preto, com rostos cobertos e fuzis semiautomáticos, também compareceram. Durante as 4 horas que durou o show, esses terroristas ficaram de guarda do lado de fora da grelha e proibiram os jornalistas de filmar ou entrevistar as pessoas presentes no evento.

Manifestantes conservadores também disseram que estavam presentes e protestaram do outro lado da rua. Eles exigiram o fim da sexualização de crianças e pediram que a lei de proteção de menores seja aplicada aos pais que levam seus filhos a esses eventos.

Banners com os dizeres “Crianças não podem consentir” e “Pare de sexualizar crianças” foram vistos nos vídeos, e correntes de oração foram realizadas. Apesar da hostilidade palpável entre as duas partes, que se manifestou principalmente em gritos e insultos, o show não foi cancelado e transcorreu sem problemas.

A Protect Texas Kids, uma organização sem fins lucrativos fundada com o objetivo de proteger as crianças da agenda tóxica da esquerda, exortou seus apoiadores a “aparecer com força total e mostrar que a maioria de nós é contra o envolvimento de crianças nesses programas perturbadores e sexualmente explícitos”, informou a Fox News.

O meio de comunicação Louder With Crowder, de propriedade do apresentador Steven Crowder, que mora perto da área no Texas, enviou uma equipe de jornalistas para cobrir o evento. No entanto, eles foram atacados pelos terroristas da Antifa, que também não permitiram que as pessoas presentes no evento fossem entrevistadas.

Felizmente, Crowder conseguiu se infiltrar nas pessoas com câmeras escondidas na churrasqueira, onde gravaram as dançarinas transexuais fazendo twerk na frente das crianças ou fazendo strip teases em cima das mesas onde comiam. Em outro momento, pode-se ver uma criança chorando porque não quer entrar no local.

Crowder também entrou em contato com o prefeito de Roanoke, Carl Gierisch, um fã republicano de Trump, que disse estar analisando o que pode ser feito para nunca permitir que um evento em que crianças sejam expostas a conteúdo sexual ocorra novamente.

Via https://jornaldireita.com.br/




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

STF Ditador

STF - Ditadura do Judiciário

O Estado Democrático de Direito ruiu

Estado Democrático de Direito ameaçado era a tese dos signatários daquela cartinha “pela democracia”, elaborada por professores de Direito da USP e divulgada em 11 de agosto, dia do advogado.

Estranhamente, os advogados que elaboraram a carta com o suposto intuito de alertar a sociedade para uma possível futura ruptura institucional após as eleições, estão calados diante dos absurdos que o Brasil vive agora.

Por sorte ainda há advogados dispostos a denunciar ataques reais, e não imaginários, ao Estado Democrático de Direito. Na manhã desta quinta-feira (1), conversei com um deles.

Murilo Varasquim, faz parte da equipe jurídica que defende o empresário Luciano Hang tanto das acusações atuais, de planejar um suposto “golpe contra a democracia”, quanto das antigas, de produzir “fake news”.

Falsas acusações

Hang foi um dos oito empresários surpreendidos na última terça (28) pela “visita” de policiais federais, a mando do ministro do STF Alexandre de Moraes para uma operação de busca e apreensão. Como num conto ficcional, queriam achar provas de um crime que sequer aconteceu.

Não preciso me repetir, porque o noticiário é farto. O Brasil inteiro ficou boquiaberto com a notícia de que empresários, que tiveram uma conversa de WhatsApp vazada para um jornalista futriqueiro, foram obrigados a entregar celulares para a polícia.

Alguns, como é o caso de Hang, tiveram contas bancárias e perfis de redes sociais bloqueados. Todos foram difamados no jornal por causa de uma troca de mensagens que continha a palavra “golpe”, mas o que diziam lá está muito claro. Jamais poderia ser interpretada como uma orquestração de golpe ou incitação a golpe.

A suposição, levantada pelo jornal, porém, foi esta a base do pedido de busca e apreensão na casa e em escritórios dos empresários. O suposto crime foi um deles ter dito, na conversa por aplicativo de mensagens, que preferia “viver sob golpe do que a volta do PT ao poder”.

Hang sequer comentou a mensagem. Fazia meses que nem mesmo interagia com o grupo. Aparentemente, virou alvo de busca e apreensão apenas porque estava entre os integrantes do grupo de WhatsApp e já constava como investigado no famigerado inquérito das Fake News.

por CRISTINA GRAEML

Formada em Comunicação Social – Jornalismo (UFPR | 1992). Trabalhou como repórter de TV por 26 anos. Está na Gazeta do Povo desde julho de 2018, onde já atuou como produtora e apresentadora de minidocumentários em vídeo e programas de análise política (Última Análise, Conversa Com Fiúza, Passando a Régua com Rodrigo Constantino e Hora do Strike). Estreou como colunista em fevereiro de 2020, publicando textos e vídeos na coluna Falando Abertamente, editoria Vozes. Às segundas-feiras comanda o programa Segunda Opinião, apresentado ao vivo, às 20h, envolvendo outros comentaristas em debates sobre temas relacionados às Convicções da Gazeta do Povo.

STF persegue Empresários

O advogado Murilo Varasquim faz revelações impressionantes, que não deixam dúvida quanto à ruptura do Estado Democrático de Direito.

Além da acusação sem sentido de possível orquestração de atentado contra a democracia, os empresários foram vítimas de invasão ilegal de privacidade e cerceamento da liberdade de expressão, com a censura das redes sociais.

Outra irregularidade foi o bloqueio de contas bancárias, sem haver sequer pedido por parte da polícia federal ou do Ministério Público para que isso ocorresse.

É aquela máxima jurídica: quando você olha muito tempo para o absimo, o abismo olha pra você; o que sgnifica dizer que, a partir do momento que eu adoto uma postura de defender o Estado Democrático de Direito a qualquer custo, eu passo a praticar atos de igual modo àqueles que querem destrui-lo.”

“Repito: há um respeito muito grande dos advogados e do Luciano Hang pela pessoa do ministro, mas nós não podemos concordar com a censura praticada sem nenhum resquício de legalidade para essa situação.”

“A polícia federal, conforme já noticiado pela imprensa, não solicitou o bloqueio das contas financeiras e tampouco das redes sociais dos empresários, ou seja, a decisão agiu, inclusive, sem um requerimento da própria autoridade policial. Nós entendemos que é uma ilegalidade que tem que ser contida.”

MURILO VARASQUIM, advogado de Luciano Hang

Via Gazeta do Povo




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Commodities Agrícolas

Agronegócio brasileiro - surgeaki.com

Brasil: SEM SOCIALISMO; SEM O CONTROLE DA MÍDIA; SEM CORRUPÇÃO e SEM A MANIPULAÇÃO DOS POLÍTICOS DESONESTOS, é O PAÍS DO FUTURO !

Quem vê a colheita de milho brasileira deste ano ganhar repercussão internacional pelo recorde histórico, pode ficar se perguntando: “Por que raios chamam de safrinha uma produção de 87 milhões de toneladas?”

Originalmente, o apelido safrinha fazia sentido devido às qualidades diminutas do ciclo de outono-inverno: tinha baixa produtividade, ocupava áreas menores/marginais e recebia pouca atenção e investimento tecnológico por parte dos agricultores.

Até 1990, o cultivo de milho da safra principal (verão) respondia por 95,7% do total. Hoje, o jogo virou. É a safrinha que concentra 70% do volume de milho produzido no País, devendo alcançar neste ano um recorde histórico de quase 90 milhões de toneladas, 3,5 vezes mais do que o grão de primeira safra (24,9 milhões de toneladas). Para efeito comparativo, a safrinha corresponde a uma vez e meia toda a produção de milho da Argentina.

Tecnicamente, não é possível plantar o milho segunda safra em 100% da área de soja, principalmente por questões climáticas, como risco de geada no Sul e interrupção das chuvas do Sudeste para cima. Neste ano, a safrinha ocupou 16,5 milhões de hectares no Brasil. Em 2031, segundo o Ministério da Agricultura, poderá chegar a 24,4 milhões de hectares. “Demanda firme e preço atraente são os principais fatores de estímulo à ampliação da área plantada. Outros grandes produtores de milho (EUA, China, Argentina, Ucrânia) têm pouco espaço para expandir, por isso, a tendência é de que o aumento do consumo mundial de milho seja atendido, em boa medida, pelo aumento da produção no Brasil”, avalia Daniele Siqueira, analista do mercado de grãos da consultoria AgRural.

Safrinha deve muito ao plantio direto

Em três décadas, a produção de milho no Brasil aumentou 359%. Menos por aumento da área plantada (de 12,1 milhões de hectares para 18,5 milhões) do que pelo incremento de produtividade, que saiu de 1.841 kg/ha em 1990 para 5.520 kg/ha em 2020. Muito se deve ao cultivo pelo sistema de plantio direto, que economiza tempo na preparação do solo, aliado a avanços na genética e biotecnologia, melhorias nos tratos culturais e no controle de pragas e doenças.

O milho encontra uma demanda cada vez mais aquecida, seja para ração animal, seja para consumo humano e, mais recentemente, para produção de etanol. “Ano a ano tem crescido o consumo doméstico de milho e a gente já não vê aquela pressão de preço tão forte da entrada da safrinha no mercado. No Mato Grosso tem havido crescimento importante da capacidade de produção das usinas de etanol que estão sendo instaladas lá. Isso aumenta o consumo do milho mais próximo à produção. Claro que o Mato Grosso ainda produz muito mais milho do que consome, é o principal exportador, mas uma parte maior desse milho acaba ficando no estado para ser processado em etanol”, aponta Ana Luiza Lodi, especialista de grãos da FCStone.

Um dos grandes trunfos do milho é fazer bem à soja, cultura que mais rende divisas ao País e lucro aos produtores. O milho areja o solo, permite maior infiltração da água, favorece a ação de microrganismos benéficos e ajuda a quebrar o ciclo de pragas e plantas daninhas à soja.

Soja e milho mantêm relação de simbiose

Por outro lado, se é fato que a soja expulsou boa parte do milho do cultivo no verão, não se pode negar que nos últimos anos ela tem ajudado a resgatar o cereal. Variedades precoces permitem que a soja seja semeada quase 50 dias antes, em comparação à época de plantio de 30 anos atrás. Isso alargou a janela no calendário para o milho safrinha. Quanto mais cedo ele for semeado, menores as chances de quebra por problemas climáticos.

Por mais que haja esforço dos produtores e da pesquisa, no último ciclo de verão, por exemplo, quase nenhum cultivar precoce de soja fechou o ciclo dentro do período previsto, segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), Emerson Borghi. Simplesmente porque janeiro acabou sendo um mês muito chuvoso, estreitando a já apertada janela para o milho safrinha. Em algumas regiões do país, como Tocantins, sul do Mato Grosso, sudoeste de Goiás e Oeste do Paraná, a semeadura do milho safrinha tem que ser resolvida em apenas dez a quinze dias.

Sistema Antecipe põe milho e soja juntos, no mesmo campo

Uma forma inédita de alargar essa janela no calendário foi desenvolvida pela Embrapa e já está sendo aplicada comercialmente em fazendas espalhadas pelo país. O milho é semeado três semanas antes da colheita da soja, no espaço entrelinhas, e as duas plantas convivem juntas nesse período. O sistema foi batizado de Antecipe. Quando o maquinário faz a colheita da soja, os pés de milho também são cortados na superfície, mas num estágio em que o crescimento da planta se concentra nas raízes. A planta rebrota e consegue atingir 90% do potencial da lavoura plantada dentro da janela adequada.

“Quando o plantio é tardio (fora da janela), o produtor colhe de 60 a 70 sacos por hectare. O Antecipe pega essa produtividade e eleva para 90 sacos por hectare. A cada dia de plantio antecipado, conseguimos aumentar a produtividade em 1,5 saco por hectare. Do Paraná até Roraima, tem área com Antecipe rodando. E todos os resultados estão chegando nessa média”, diz Borghi, que integra a equipe de pesquisa.

A operação de passar com o maquinário em cima do milho e, mais do que isso, de cortar a planta em seu estágio inicial, ainda assusta muitos produtores. “Quando ele ouve pela primeira vez, tem esse primeiro impacto. Todo produtor já teve uma experiência na propriedade em que uma chuva de granizo reduziu a área foliar, mas depois o milho voltou a crescer. Quando a gente explica a ciência e a prática agronômica por trás disso, fica mais fácil de entender”, completa o engenheiro-agrônomo.

Sistema Antecipe é inovação com DNA brasileiro

O sistema Antecipe acrescenta 20 dias na antecipação do plantio, o que pode ser chave para levar o milho safrinha para regiões até agora não alcançadas devido ao zoneamento climático, como o Oeste da Bahia. Lá, o problema é a interrupção das chuvas. Já em Guarapuava, no Paraná, o fator impeditivo é a geada. “Estamos trabalhando com o Antecipe nas duas regiões. É uma tecnologia disruptiva. Por mais que você tenha cultivares precoces e maquinário, o clima ainda é o grande diferencial. O Antecipe pega o milho que está fora do calendário e traz para dentro do calendário ideal daquela região. Hoje, não tem mais ninguém no mundo que faz esse plantio de milho na entrelinha da soja”, assegura Borghi.

O pesquisador da Embrapa, contudo, não revela o potencial de elevação da produção da safrinha brasileira com a adoção do sistema. “Essa é uma informação estratégica que a gente não divulga”, desconversa. Atualmente, a segunda safra de milho ocupa cerca de 45% da área plantada com soja na safra de verão. Margem, como se vê, não falta para fazer da safrinha, cada vez mais, uma “safrona”.

Via Gazeta do Povo




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Judiciário Ridículo

Bolsonaro x Alexandre de Moraes

Alexandre | STF – TSE proíbe VERDE e AMARELO

O “Juiz” (não concursado [apenas escolhido politicamente]) | TSE – STF afirmou, com imparcialidade duvidosa, que há “viés político de campanha” nas peças publicitárias do Presidente Bolsonaro.

Para o atrapalhado Ministro, afirmar que “200 anos da Independência” e slogan “o futuro escrito em verde e amarelo” é política eleitoral partidária e, com isso, tenta mais uma vez, beneficiar seus adversários e contrapor-se ao ESPÍRITO DE PATRIOTISMO QUE CONTAGIA BENEFICAMENTE TODA A NAÇÃO.

Segundo o equivocado Bacharel em Direito, hoje, Presidente do TSE:

“Trata-se de slogans e dizeres com plena alusão a pretendentes de determinados cargos públicos, com especial ênfase às cores que trazem consigo símbolo de uma ideologia politica, o que é vedado pela Lei eleitoral, em evidente prestígio à paridade de armas”.

ALEXANDRE DE MORAES

As peças publicitárias visam retratar momentos históricos do país, a partir de personagens importantes, acompanhados de francos elogios e sentimentos de pertencimento à nação brasileira.

“Nesse cenário, não ficou comprovada a urgência que a campanha demanda, para fins de divulgação durante o período crítico da campanha, que se finaliza em novembro de 2022, momento a partir do qual plenamente possível a comemoração do Bicentenário da Independência”.

ALEXANDRE DE MORAES

A INCOERÊNCIA e nítido ATIVISMO POLÍTICO | JUDICIAL dele, chega ao paradoxo de reconhecer a importância desta data histórica, no entanto, disse que:

é imprescindível que a campanha seja justificada pela gravidade e urgência, sob pena de violação ao princípio da impessoalidade, tendo em vista a indevida personificação, no período eleitoral, de ações relacionadas à administração pública”.
(…)
“Por outro lado, a propaganda institucional não permite a finalidade de promoção pessoal, com a utilização de nome, símbolos ou imagens que remetam a autoridade ou servidores públicos, e deve conter, tão somente, o caráter educativo, informativo ou de orientação social”

ALEXANDRE DE MORAES

Durante entrevista ao programa Pânico da Jovem Pan em agosto | 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou sabendo da decisão através do comentarista Rodrigo Constantino. Ele criticou o ministro e disse que ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE”. 

Nós vamos usar verde e amarelo nas ruas. Eu convoco a população e convido a participar com verde e amarelo nas ruas. Eu estou acreditando em você, mas pode ser que essa fonte não seja tão confiável. São as cores da nossa bandeira e vai marcar uma eternidade de liberdade. Ordem absurda não se cumpre.

Cap. DO EXÉRCITO BRASILEIRO E PRESIDENTE DA REPÚBLICA
JAIR MESSIAS BOLSONARO

Trechos da campanha citados pelo Ministro Moraes, à revelia da Ordem Jurídica pátria

  • “Brasil. A nação de um povo heroico.
  • “Somos, há 200 anos, brasileiros livres graças à coragem constante.
  • Porque a mesma coragem de Dom Pedro existe ainda hoje em milhões de Pedros Brasil afora.  
  • “A mesma bravura de Maria Quitéria existe em Marias empreendedoras por todo o País. Somos uma nação independente, que está escrevendo um futuro melhor. 200 anos de Independência do Brasil.
  • “O futuro escrito em verde e amarelo. #FuturoVerdeAmarelo” 

Moraes e pensadores retrógrados do SOCIALISMO estupram a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, agredindo frontalmente a DEMOCRACIA, a LIBERDADE, À FAMÍLIA BRASILEIRA, a SOCIEDADE, etc.

Até quando vamos ter que aguentar tantos desmandos na POLÍTICA ???

Via https://jornaldireita.com.br/ (aperfeiçoado por Aldo Corrêa de Lima)

Julgamentos Famosos


1. Caso Richthofen

Você, certamente, já ouviu falar nesse caso, pois ele tem repercussão até hoje. Nele, temos a história de Suzane Von Richthofen e dos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, condenados pelo assassinato de Manfred e Marísia Richthofen, pais de Suzane.

O namoro de Suzane e Daniel não era permitido pelas famílias dos dois. Eles, com a ajuda do irmão de Daniel, portanto, planejaram o assassinato do casal, simulando um latrocínio, ou seja, homicídio com objetivo de roubo, visando que não fossem incriminados e Suzane recebesse a herança.

Para se ter uma ideia, o caso ficou tão famoso no Brasil que cerca de cinco mil pessoas chegaram a se inscrever para tentar um dos 80 lugares disponíveis para presenciar o julgamento.

No fim das contas, réus confessos, eles foram condenados pelos crimes: Suzane e Daniel a 39 anos e 6 meses de prisão e Cristian a 38 anos e seis meses.

2. Caso Isabella Nardoni

Outro crime que provocou comoção em nosso país é o caso da menina Isabella Nardoni. E uma das principais peculiaridades dele é que ainda não se sabe a real motivação para que ele tivesse acontecido.

Alexandre Nardoni, pai da menina, e Anna Carolina Jatobá, a madrasta, são acusados de terem jogado Isabella pela janela do 6º andar, em 2008. A janela, por sinal, tinha tela de proteção que havia sido cortada e já continha sinais de sangue.

Na época, muitos foram os estudantes de direito que se candidataram para acompanhar mais de perto o processo criminal.

Os dois foram condenados por homicídio doloso triplamente qualificado (caracterizado assim por conta da intenção de matar a vítima), a 31 anos de prisão para Alexandre e 26 para Anna Carolina.

3. Caso Steven Avery

Se você tem acompanhado os nossos posts, já deve estar pelo menos ciente sobre este caso, já que indicamos o documentário da Netflix, Making a Murderer, sobre ele.

Considerado um dos casos mais controversos dos EUA, a história de Steven Avery divide a opinião das pessoas até hoje. Enquanto uns acreditam que as provas foram plantadas no quintal de Steven, outros não duvidam da capacidade dele de cometer um crime.

O acusado chegou a passar 18 anos na prisão por conta de um crime que não cometeu. No entanto, quando finalmente foi solto e todos acharem que ele levaria uma vida pacata e tranquila, ele foi novamente preso e acusado de um novo crime: dessa vez, ele era o principal suspeito de ter assassinado uma mulher.

4. Caso Daniella Perez

Há 25 anos, acontecia um crime tão chocante que parecia ter saído de uma trama de ficção. Por sinal, Guilherme de Pádua e Daniella Perez atuavam juntos em uma novela, o que contribuiu para aumentar ainda mais a repercussão do caso — ela era a protagonista e ele o par romântico.

Ele, junto à mulher, Paula Nogueira Thomaz, assassinaram Daniella com 18 golpes de faca. Foram condenados a 19 anos e seis meses de prisão, em 1997, mas foram soltos em 1999.

5. Caso O.J. Simpson

Outro exemplo que entra em nossa lista de julgamentos famosos e que ganhou destaque internacional foi o do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson. Ele foi acusado de assassinar a ex-esposa e o amigo dela de maneira cruel. No entanto, mesmo com tantas provas que o incriminavam, ele foi absolvido.

Se você quiser ter mais detalhes sobre o que aconteceu, ele também rendeu uma série, que acompanha os detalhes do julgamento e de todos os envolvidos nele, como familiares, amigos, advogados de defesa e promotores.

6. Caso índio Galdino Jesus dos Santos

O Caso índio Galdino Jesus dos Santos chocou o Brasil em 1997. Galdino estava dormindo em um banco na parada de ônibus da W3 Sul, em Brasília, quando cinco jovens atearam fogo nele — ele teve cerca de 95% do corpo queimado.

Apesar de os envolvidos terem fugido, uma testemunha que passava na hora anotou a placa do carro em que eles estavam, o que permitiu que fossem identificados.

Apenas depois de quatro anos após o crime é que eles foram condenados, por homicídio doloso triplamente qualificado, pelo júri popular a 14 anos de prisão. No entanto, hoje, todos estão em liberdade e trabalham como servidores públicos em Brasília.

7. Caso goleiro Bruno e Eliza Samúdio

Bruno Fernandes estava vivendo o auge de sua carreira como goleiro do Flamengo quando foi acusado de ser um dos suspeitos de ter assassinado e sumido com o corpo da modelo Eliza Samúdio.

O caso desperta a curiosidade de muitas pessoas, principalmente pelo fato de até hoje não se ter descoberto onde está o corpo de Eliza ou que aconteceu, de fato, a ela. Acredita-se que a motivação para o crime é que Eliza tinha um filho do jogador e ele não queria ter que arcar com a pensão.

Assim como o caso de Steven Avery, muitas são as reviravoltas e supostas provas e depoimentos que surgiram durante o julgamento de Bruno e demais suspeitos.

Ele chegou a ser condenado a 22 anos e 3 meses de prisão, por homicídio doloso triplamente qualificado, em 2013. No entanto, em 2017, ele foi liberado pela Justiça para deixar a prisão e chegou, até mesmo, a ser contratado pelo time de futebol Boa Esporte, para atuar como goleiro.

Bruno treinou e jogou algumas partidas pelo time, porém, a liberdade dele foi revogada e o ex-goleiro retornou para a prisão, onde aguarda o resultado dos recursos.

Via Faro



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Bolsonaro x Globo Manipuladora


“Jornalismo” INQUISITORIAL e DESRESPEITOSO da Globo, FRACASSA

O presidente conseguiu desmentir todas as fake news sobre o seu governo e sobre o Brasil diante de uma enorme audiência, apesar dos ataques e agressões já previamente planejadas pela emissora.

Em meio a perguntas desrespeitosas, ataques sem fundamentos, risos e caras de deboche por parte dos pseudo-jornalistas, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participou na noite desta segunda-feira (22) no Jornal Nacional da TV Globo, iniciando a série de entrevistas com os principais presidenciáveis.

Bolsonaro chamou a atenção ao aparecer com quatro nomes escritos na mão esquerda: “Nicarágua, Argentina, Colômbia e Dário Messer”. O primeiro como exemplo de perseguição religiosa, o segundo fazendo referência à crise econômica causada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner, amigos de Lula Da Silva, o terceiro lembrando do diálogo que o atual governo quer fomentar com o narcotráfico e o último como exemplo de corrupção com o caso dos “doleiro dos doleiros”.

A entrevista durou 40 minutos e foi levada adiante por William Bonner e Renata Vasconcellos. Apesar da falta de profissionalismo e das interrupções constantes, Bolsonaro conseguiu mostrar as verdades sobre o Brasil e seu governo que sempre foram ocultas pela própria emissora, e respondeu de forma sabia as perguntas maliciosas sobre a confiança do sistema eleitoral, a situação da economia, o desmatamento na Amazônia, a relação com o Centrão, a forma como seu governo enfrentou a pandemia da Covid-19.

Segurança das urnas eletrônicas e ministros do STF

A entrevista iniciou com ataques e acusações de Bonner ao afirmar que o presidente havia “xingado ministros do STF e ameaçado a realização das eleições”.

Você fez fake news (…) Quem vem sendo perseguido o tempo todo por um ministro do Supremo sou eu… Um inquérito completamente ilegal e com medidas contestadas”, disse o chefe de Estado, referindo-se a Alexandre de Moraes e ao inquérito 4781, conhecido como “inquérito das fake news“.

Bolsonaro esclareceu que seu questionamento ao sistema eleitoral buscou sempre a transparência nas eleições. “Se você pode botar uma tranca a mais na sua casa para evitar que ela seja assaltada, você vai fazer ou não? Então esse é o objetivo do que eu tenho falado sobre o Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

O presidente lembrou à audiência que em 2018 houve uma denúncia de fraude no processo eleitoral e que a própria ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou que fosse aberto inquérito pela Polícia Federal para apurar. Nessa apuração, o TSE informou à PF que hackers ficaram por 8 meses dentro do sistema do tribunal, e que após pedido dos logs (registros) pela Polícia Federal o TSE demorou 7 meses para informar que os logs haviam sido apagados.

De acordo o líder de direita, Alexandre de Moraes e o ministro da Defesa se reunirão e assegurou que “pode ter certeza que teremos eleições limpas e transparentes no corrente ano“.

Manifestações de apoiadores

Em referência às manifestações da direita consideradas por Bonner e Vasconcellos como “inconstitucionais”, Bolsonaro afirmou que as manifestações favoráveis ao seu governo são pacíficas “sem qualquer ruído”. Sobre o pedido de alguns setores da população pelo artigo 142, o chefe de Estado disse que apesar de não levar a sério pedidos de manifestantes por fechamento do Congresso Nacional, lembrou que “é liberdade de expressão deles”. “Para mim isso faz parte da democracia. Não posso é eu ameaçar fechar o Congresso ou o STF”, concluiu.

Resultado das urnas

Após o insistente pedido de Bonner para que Bolsonaro assumisse um “compromisso eloquente de que vai respeitar o resultado das urnas seja ele qual for”, Bolsonaro respondeu:

Seja qual for o resultado, eleições limpas devem e têm que ser respeitadas. Limpas e transparentes têm que ser respeitadas”.

Pandemia

Após questionamento de Renata Vasconcellos quanto a supostas falhas durante a gestão da pandemia pelo governo federal, Bolsonaro disse que o governo comprou vacinas e que todos os que desejaram puderam se vacinar. “Olha, nós compramos mais de 500 milhões de doses da vacina. Só não se vacinou quem não quis. Eu acho que vocês dois se vacinaram. Compradas por mim e em tempo bem mais rápido do que em outros países já que não tinha ainda no mercado“, respondeu.

Afirmou também que em contratos, a exemplo do da Pfizer, não havia garantia da entrega das vacinas. “A primeira vacina do mundo foi dada em dezembro de 2020, em janeiro nós já estávamos vacinando no Brasil”.

Sobre o tratamento precoce indicado por alguns médicos, disse que houve trabalho da grande mídia para desestimulá-lo.

Por outro lado, em relação ao contrato com a Pfizer, o presidente argumentou que nele não constava que a empresa não se responsabilizava por efeitos colaterais.

Bolsonaro declarou que “o lockdown foi um erro“, como muitos países hoje afirmam. “O lockdown serviu sim para atrapalhar a nossa economia e contaminar mais pessoas ainda em casa“, destacou.

Sobre a suposta prolongada falta de cilindros de oxigênio em Manaus, o líder de direita atestou que “em menos de 48 chegavam cilindros em Manaus“ e lembrou dos recursos bilionários entregues a governadores para tratar dos pacientes de covid-19.

A pseudo-jornalista ainda perguntou se o presidente não via como falta de compaixão o fato de ter “imitado um paciente com falta de ar” durante a transmissão de uma de suas lives, no entanto, no vídeo em questão, o presidente está denunciando o chamado “protocolo Mandetta”, que orientava os pacientes a procurarem um hospital apenas quando estivessem com falta de ar.

“Na ocasião em que Renata diz que simulei falta de ar por deboche, eu estava DENUNCIANDO o ‘Protocolo Mandetta’, que só recomendava ir ao hospital após sentir falta de ar. Foi justamente o contrário: EU DEFENDI ESSAS PESSOAS. Quem mandou ficar em casa é que desprezou suas vidas!”, escreveu Bolsonaro, no Twitter após entrevista.

A situação da economia

O chefe de Estado ressaltou o grande papel do Brasil no cenário económico apesar da pandemia, da seca e do conflito entre Ucrânia e Rússia. “Se você pegar os dados de hoje, você vê o Brasil talvez como o único país no mundo com deflação. Um país que vai ter uma inflação menor do que Inglaterra e Estados Unidades. Você vê também que a taxa de desemprego tem caído no Brasil. Os números do Brasil são fantásticos levando em conta o resto do mundo”.

Em seguida, falou do papel das reformas estruturais na área econômica. “A grande vacina a favor da economia em 2019 foram as reformas, como por exemplo a da previdência, a lei da liberdade econômica, a modernização das normas regulamentadores”, disse.

Meio ambiente

Bolsonaro lembrou que tentou fazer a regulação fundiária para saber o CPF das propriedades com qualquer local desmatado ou com focos de calor. Porém, o presidente da Câmara não colaborou para que isso fosse adiante.

A respeito da Amazônia, questionou “o porquê não se fala da França que há mais de 30 dias está pegando fogo, assim também como Espanha e Portugal. Califórnia pega fogo todo ano“.

Ao mesmo tempo desmentiu a imagem criada pela mídia nacional e internacional sobre o Brasil de ser um “destruidor de florestas” e falou dos combustíveis fósseis usados pela Alemanha e por outros países que enfatizavam o uso de “energia limpa”. Também destacou que países estão atrás do Brasil para a importação de hidrogênio verde”.

Relação com Centrão

Sobre a aproximação do governo de Bolsonaro com o chamado “Centrão” no Congresso Nacional questionada por Bonner, o presidente disse que não poderia deixar de lado esse bloco, porque se tratam de 300 parlamentares de partidos de centro, e que sem eles não poderia governar.

“Você está me estimulando a ser ditador porque o centrão soma mais de 300 parlamentares, se eu deixá-los de lado, vou governar com quem?”, disse o presidente.

“São 513 deputados e 300 são de partidos de centro, pejorativamente chamados de Centrão. O lado de lá, os 200 que sobram, o pessoal do PT, PCdoB, Psol, Rede, não dá para você conversar com eles. Os partidos de centro fazem parte da base do governo para que possamos avançar em reformas”, concluiu.

Ministério da Educação

A respeito das mudanças de ministros no comando do Ministério da Educação (MEC), o presidente disse que “muitas vezes depois que a pessoa chega, a gente vê que ela não leva jeito para aquilo”. ”As pessoas se revelam quando chegam, o ideal era não ter rotatividade mas acontece”.

Sobre o suposto “escândalo do MEC”, Bolsonaro questionou onde estava o duto do dinheiro. Em seguida, os pseudo-jornalistas preferiram passar para outra pergunta.

Interferência na Polícia Federal

O chefe de Estado lembrou que quem o acusou de interferência na PF foi o traidor e ex-ministro Sergio Moro, e que a prova estaria na reunião entre ministros, que acabou sendo divulgada por ordem do STF. “Entreguei a fita. Não acharam nada. Eu, quando entrego o ministério para alguém, eu dou para aquela pessoa agir. A PF, com a saída do Sergio Moro, melhorou muito”, disse. Bolsonaro afirmou que ninguém consegue comandar a Polícia Federal e que não houve interferência.

Declarações finais

“Peguei o Brasil numa situação crítica na questão ética, moral e econômica. Começamos a trabalhar, fizemos muitas reformas em 2019. Infelizmente tivemos a Covid, depois tivemos a guerra lá fora, tivemos uma seca enorme. E nós fizemos todo o possível para que a população brasileira sofresse o menos possível. Hoje você nota, o preço da gasolina caiu assustadoramente. Nada de canetada, foi um trabalho nosso junto ao parlamento brasileiro.

Conseguimos R$ 600 de Auxílio Brasil para 20 milhões de pessoas, as mais pobres, conseguimos a transposição do Rio São Francisco que estava parado desde 2012, levando água para o Nordeste. Nós pacificamos o MST titulando terras pelo Brasil e 90% dessas titulações foram para as mulheres. Criamos o PIX tirando dinheiro de banqueiros fazendo com que a população pudesse se transformar muitos em pequenos empresários. Um PIX sem qualquer taxação em cima. Anistiamos 99% da dívida de um milhão de jovens junto ao Fies”, disse o presidente, encerrando a fala devido ao término do tempo disponível para as declarações finais.

Além de Bolsonaro, outros três candidatos à presidência da República serão entrevistados no Jornal Nacional nesta semana – Ciro Gomes (PDT) estará no telejornal nesta terça-feira (23), Lula (PT) na quinta-feira (25) e Simone Tebet (MDB) na sexta-feira (26).

Via Jornal Direita




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Varíola do Macaco em Cachorro


1° Caso de Varíola do Macaco em Cachorro

O primeiro caso no Brasil de transmissão humana da varíola dos macacos para animais foi registrado no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG), um cão de cinco meses, de raça não informada, positivou para o vírus Monkeypox. O resultado detectável se deu por meio de exame de biologia molecular (qPCR).

A pasta informou que o filhote apresentou sintomas como lesões em pápula, pústula e crostas localizadas no dorso e pescoço, no último dia 13 de agosto, após conviver no mesmo ambiente e ter contato com o tutor, que foi testado para a doença em 8 de agosto.

Paciente e cão seguem isolados em domicílio e passam bem, informou a SES-MG.

No Brasil, até então, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Segundo a SES-MG, há dois relatos de casos do tipo no mundo, sendo um nos Estados Unidos e outro na França, em que a potencial transmissão de humano para o animal está sendo estudada.

A SES-MG e o Ministério da Saúde orientam que pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Monkeypox devem evitar o contato direto com animais.

Via Folha de PE




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Igreja Mundial de Jesus Cristo – IMJC



INSTITUCIONAL

Igreja Cristã Evangélica (Organização Civil sem fins lucrativos)
Ministério: Mundial de Jesus Cristo
Endereço: Av. Major Miguel, Bairro S. Sebastião, Bezerros | PE, tel. (81) 9 8989.8288
Ministros Responsáveis: Pr. Pedro e Pra. Delaine
Cultos: aos DOMMIGOS (às 18h 30) | QUARTAS (às 19h30) e SEXTAS-FEIRAS (às 19h30)
(…)

VALORES

Obediência à Bíblia Sagrada, divinamente inspirada
Pregar e Ensinar o Evangelho
Viver em Comunhão com todos os santos, independentemente de quais denominações eclesiásticas os mesmos façam parte
Praticar Caridade
(…)

MISSÃO

Levar a Menssagem do Evangelho a todas as tribos, raças e povos
Amar e servir ao próximo
Ser testemunho do amor, poder e misericórdia de Deus
Zelar pela Pureza Doutrinária das Sagradas Escrituras
Denunciar o Pecado e ensinar as pessoas absterem-se de sua prática
Aguardar, em adoração, trabalho e temos, o Senhor Jesus Cristo, até que ele venha
(…)

CULTOS




Setas - surgeaki.com


Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Igreja Min. Nação da Cruz – IMNC

Povo da Cruz


INSTITUCIONAL

Igreja Ministério Nação da Cruz em https://surgeaki.com
Igreja Cristã Evangélica (Organização Civil sem fins lucrativos)
Ministério: Nação da Cruz
Endereço: Bairro Sto. Amaro I, Bezerros | PE, tel. (81) 9 9680.1579 | 9 9500.8150
Ministros Responsáveis: Pr. Elias | @legal.pastor e Pra. Dayse | @deiseelainepessoa
Cultos: aos DOMMIGOS (às 9h e às 19h) | QUARTAS (às 19h30) e SEXTAS-FEIRAS (às 19h30)
(…)

VALORES

Obediência à Bíblia Sagrada, divinamente inspirada
Pregar e Ensinar o Evangelho
Viver em Comunhão com todos os santos, independentemente de quais denominações eclesiásticas os mesmos façam parte
Praticar Caridade
(…)

MISSÃO

Levar a Menssagem do Evangelho a todas as tribos, raças e povos
Amar e servir ao próximo
Ser testemunho do amor, poder e misericórdia de Deus
Zelar pela Pureza Doutrinária das Sagradas Escrituras
Denunciar o Pecado e ensinar as pessoas absterem-se de sua prática
Aguardar, em adoração, trabalho e temos, o Senhor Jesus Cristo, até que ele venha
(…)

CULTOS


AÇÕES SOCIAIS


BATISMO


OBREIROS


GRUPOS | MINISTÉRIOS


WALLPAPERS



QR Code | Igreja Ministério Nação da Cruz em https://surgeaki.com
C O M P A R T I L H E



Dízimos e Ofertas Voluntárias:

SICOOB

Agência n° 4293

Conta Corrente n° 1638963

.

+5581995008150


Setas - surgeaki.com


Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Filhos “desamparados” pelos “Pais”

Filhos Abandonados pelos pais - Guia Comercial | Direito de Família - surgeaki.com

A trágica cultura do ABANDONO DOS FILHOS

As estatísticas mostram que o dia dos pais quase não é comemorado por grande parte da população, muitos não tem nem mesmo o nome paterno registrado, Dados do IBGE em 2018 atestam que o Brasil possui, aproximadamente, 11,5 milhões de mulheres que não contam com a participação dos pais para cuidar e educar seus filhos, mas porque isso acontece ?

O QUE É ABANDONO PATERNO ?

O abandono paterno é o descumprimento dos deveres do poder familiar, previstos na Constituição Federal Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 277)

A lei fala que toda criança tem o direito de ser cuidada por seus pais, mas na prática o que percebemos é que essa lei falha em mudar o panorama de abandono. Ao contrário, ele só aumenta.

Tipos de abandono paterno

Abandono material

Ocorre quando o pai deixa de prover recursos básicos para a subsistência do menor. E aqui no Brasil sabemos que há uma avalanche de pedidos de pensão alimentícia no Poder Judiciário, justamente porque esses pais se recusam a fazer isso de forma espontânea.

Abandono intelectual

Acontece quando os pais deixam de prover a educação primária do menor, aquela compreendida dos 4 aos 17 anos. No Brasil, apesar de pouco falado, o número de crianças que não frequentam a escola regular ainda é muito grande.

Abandono afetivo

Pode ser definido como a indiferença afetiva do genitor com relação ao filho. Partindo da ideia do descumprimento do dever legal de cuidado, educação e presença.

Consequências do abandono afetivo

O convívio familiar é fundamental para a formação da personalidade da criança, vale ressaltar que o abandono afetivo causado pelos pais pode causar consequências psicológicas graves, e muitas vezes, irreversíveis.

Além das consequências psicológicas desse abandono afetivo, essa esfera abrange também o âmbito judicial, como por exemplo, o direito a indenização por danos morais. É possível também a utilização do recurso de exclusão do sobrenome do pai da certidão de nascimento.

CONCLUSÃO

Ainda há um caloroso debate sobre o abandono afetivo, com decisões contrarias no sentido de que “ninguém é obrigado a amar”. De fato, nenhum pai é obrigado a amar seu filho. O afeto é algo dado de livre e espontânea vontade.

Contudo, é um dever do estado garantir às crianças, jovens e adolescentes os seus direitos. E, uma vez que esses direitos não são cumpridos de forma adequada a justiça deve faze-los lembrar de suas obrigações.

Via Jornal da Tribuna (por Estter Alves)



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Organização Criminosa em PE

Notícias - Quadrilha | Lavagem de Dinheiro - Polícia Federal em Pernambuco | Guia Comercial - surgeaki.com

Autoridades Públicas faziam parte do esquema corruptor

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou neste começo de agosto | 2022 a fase ostensiva da investigação denominada Operação Curica, com a finalidade de dar cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, 09 mandados de prisão temporária, além do sequestro de bens móveis e imóveis, nas cidades de Recife | PE, Serra Talhada | PE, Sorocaba | SP e Campo Grande | MS. 

A investigação da Polícia Federal, iniciada no final do ano de 2020, apura as ações de um grupo criminoso comandado por um suposto empresário pernambucano do ramo de hotéis, motéis e postos de combustíveis, especializado na prática de crimes de usura (agiotagem), pistolagem e de lavagem de dinheiro.


Durante a fase sigilosa da apuração, identificou-se que somente nos últimos cinco anos o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 130.000.000,00 (centro e trinta milhões de reais) por meio de contas bancárias de seus integrantes e de terceiras pessoas cooptadas com essa finalidade (laranjas), sem qualquer comprovação da origem lícita dos valores. Também foram identificadas diversas pessoas jurídicas criadas pela organização com a única finalidade de facilitar a lavagem dos valores obtidos com as práticas ilícitas.


Dentre os principais envolvidos nas ações criminosas do grupo investigado, foram identificados um militar do Exército Brasileiro e um Policial Federal, ambos alvos de mandados de busca e apreensão, em seus principais endereços, e de prisão temporária. Durante o cumprimento das ordens judiciais nesta data a Polícia Federal apreendeu veículos, valores em espécie, cheques bancários, equipamentos de informática, armas de fogo, joias e bens de luxo.


* Cuica faz menção a alcunha de um dos principais investigados.

Via Portal Agreste Violento




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

“Dia” dos Pais


Aproveite seus pais enquanto ainda os tem

Há décadas o segundo domingo do mês de agosto, aqui no Brasil, é impulsionado por um ávido comércio e muito celebrado por filhos que prestam homenagens àqueles que são a razão de sua existência.

Confesso que sempre estive meio na contramão dessa história sendo também, confessadamente, um tanto avesso ao consumismo. O Dia em questão, como outros tantos, é apenas mais uma data comercial criada para incrementar as vendas do comércio. Como o é o das Mães, também.

Pais e mães são pessoas que deveriam ser reverenciadas e homenageadas todos os dias. São pessoas que não foram escolhidas pelos filhos, mas que, por outro lado, os acolheram procurando lhes dar o que muitas vezes não tiveram. São pessoas que se sacrificaram desde o primeiro momento da notícia “estou grávida” até aquele de vê-los voando com suas próprias asas muitos anos depois. São pessoas incompreendidas em determinadas fases da vida, vitimadas pelo conflito de gerações. São, ainda, pessoas que, invariavelmente, depois de partirem, deixam também um espaço vazio que não pode ser mais preenchido, apenas lamentado pelo tempo perdido.  

Ninguém aprende a ser pai ou mãe. Não existe escola que lhes conceda um diploma e o aprendizado, sofrido pela inexperiência e desconhecimento, não é um mar de rosas. Filhos não se dão conta disso, a não ser quando – e se – lhes chega a vez.

Somos seres imperfeitos que melhor aprendem e compreendem quase sempre depois. Depois de que ?

Não há presente comprado em shopping ou loja que possa substituir aquele do amor filial, inconteste, demonstrado “todos os dias”. No meu caso, não há mais como presentear meu pai – lamentavelmente – da forma que como pai, sou hoje presenteado: com carinho e compreensão, apesar de alguns percalços e transtornos ao longo da trilha, mas com muitas, muitas mais alegrias.

Para mim, Dia dos Pais é hoje, amanhã, depois e depois.

Minha condição do filho que fui um dia, não me deixa esquecer. Se o seu pai ainda estiver por aqui, repense o seu papel nesta história. O presente, quase uma obrigação social, poderá ser guardado como lembrança querida, usado ou consumido. Não mais.

Mas, quem sabe, durante o decorrer do ano e várias vezes sem qualquer razão, você possa vir a presenteá-lo apenas pela lembrança do filho que o ama, sem qualquer conotação comercial.

Demonstração de sentimento não tem preço: Vem do coração e não do bolso. Só custa um gesto !

Via Jornal Tribuna (por RAdeATHAYDE)




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Mau Hálito – Dicas

Mau Hálito | Halitose - surgeaki.com

Problema afeta cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo a ABHA

O mau hálito ou halitose é um problema que afeta cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Além de atrapalhar a convivência social por conta dos diversos constrangimentos que proporciona, o mau hálito pode ser indicativo de algum problema como cárie, distúrbio no trato gastrointestinal, rinite, sinusite, diabete e/ou transtorno hepático e renal. Apesar de ter diversas causas, em 90% dos casos de mau hálito o problema se encontra na boca.

Poucos sabem, mas o consumo excessivo de proteínas pode potencializar o aparecimento do odor indesejado, pois as mesmas contribuem para a mudança do pH alcalino, o que propícia o desenvolvimento de bactérias. Além disso, as proteínas de origem animal favorecem a formação de muco, fator que causa o acúmulo de biofilme lingual (saburra), um dos principais vilões do bom hálito”, explicam os dentistas.

“Outra causa da halitose está relacionada com a baixa produção de saliva, que ajuda a remover partículas alimentares da boca e funciona como uma proteção natural contra as bactérias na cavidade bucal. Por isso, pessoas com a boca seca tem mais chances de ter mau hálito”, complementa.

Combatendo o problema

Coma mais vegetais e frutas

Introduzir mais fibras na dieta por meio da ingestão de legumes e frutas ajuda a combater a halitose. “A maçã, cenoura e pepino, quando comidos crus e com casca, realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Assim, ocorre o impedimento do acúmulo de bactérias que causam odores indesejados”, explica.

Beba bastante água

Como mencionado anteriormente, a pouca produção de saliva pode ser um dos fatores causadores da halitose. “Quando bebemos pouca água as glândulas salivares não produzem a saliva adequada. Por isso, é importante beber no mínimo 2 litros de água ao longo do dia”, ressalta.

Não fique em jejum por um longo período de tempo

Quando o indivíduo fica muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento o organismo começa a liberar ácidos graxos. “Tais substâncias automaticamente geram o mau hálito. Portanto, minha orientação é que a pessoa coma de três em três horas”, orienta.

Consuma certos alimentos com moderação

Alguns alimentos tendem a acentuar o problema da halitose, como o alho, cebola, refrigerante e queijo. “O alho, por exemplo, contém compostos de enxofre que quando metabolizados, produzem sulfureto de metilo, que acaba sendo excretada pela boca, causando o mau cheiro bucal”. Ela ainda pontua que não há necessidade de cortá-los da dieta, mas o consumo deve ser regrado.

Mantenha a higiene bucal em dia

Outro aspecto que deve ser prioridade quando falamos no combate ao mau hálito é a higiene bucal. “É fundamental escovar os dentes e língua após as refeições e usar o fio dental diariamente, para evitar a formação da placa bacteriana entre os dentes e na gengiva, fator que além de causar mau hálito dá origem a gengivite”.

Visite o dentista

Por fim, a especialista pontua que é de extrema importância que o paciente visite regularmente seu dentista para manter saúde bucal em dia e para que o profissional identifique a real causa do problema.

Via Notícias ao Minuto




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Socialismo do Século XXI


Tempos SOMBRIOS para a Humanidade

Um futuro terrível para o Brasil

Muita coisa RUIM pode acontecer com o Brasil caso a o Candidato da Coligação STF + PT + PCdoB + PSOL + PSB (etc.), caso o EX PRESIDIÁRIO “vença” as eleições.

A Venezuela conseguiu, sob a égide do “Socialismo do Século XXI” de CHAVES | MADURO (ambos, muit amigos do descondenado LULA), torna-se o país mais pobre do continente latino-americano, atrás, apenas do HAITI (vejam, que feito prodigioso).

A ARGENTINA já está quase lá e o CHILE (antes, a economia mais bem arrumada da América Latina), deverá chegar, LAMENTAVELMENTE, ao mesmo patamar sócio-econômico, caso venha a ter aprovada em PLEBISCITO a Constituição que a ESQUERDALHADA de lá redigiu, sob o comando de um LÍDER INFANTIL IMBECILIZADO.

É muito triste ver a DEMOCRACIA sendo DESMANTELADA, nos países que seriam os mais prósperos do Continente latino-americano, por ESQUERDISTAS DESINFORMADOS | PREPOTENTES | IDIOTAS | CORRUPTOS | CORRUPTORES.

O que se vê nesses países é semelhante ao que se vê nas UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS, hoje quase todas sob o tacão do BAIXO-CLERO ACADÊMICO que, em grandes Universidades do primeiro, não ocuparia cargos elém do bedéis.

Observa-se isso nos SINDICATOS DOS PROFESSORES, assim como aconteceu com o APUF | SC (Sindicato dos docentes das instituições superiores federais de SC), que foi entregue à CUT (ao grande grande LARÁPIO, Luiz Inácio Lula da Silva).

Tempos Tenebrosos

A VENEZUELA ficou atrás do HAITI e já é o MAIS POBRE DAS AMÉRICAS.

Dados do FMI, demonstram sofrimento do país comandado por NICOLÁS MADURO, aliado do PT.

Tomando a última década como intervalo, é possível dizer sem receio que a economia da Venezuela est[á afundando. Hoje, o país presidido por Nicolás Madura, em GOVERNO DITATORIAL apoiato por Lula | PT, já pode ser considerado o mais pobre das Américas.

Ao fim de 2021, o PIB (per capta) do venezuelano esta em US$ 1.685, segundo o FMI. Este indicador mede a riqueza média produzida por cada cidadão do país em um período específico.

Este é o menor patamar sobre a riqueza individual do cidadão entre todas as nações das Américas, incluindo o Haiti, que fechou o último ano em US$ 1.765 (dez anos antes, em 2011, o PIB da Venezuela era superior a US$ 12 mil).

O declínio da economia venezuelana também foi registrado no PIB geral do país. Em 2011, o indicador atingiu o seu pico da última década, na faixa de US$ 353 BILHÕES. Em 2020, caiu para US$ 47 BILHÕES (uma redução de mais de 86%, no período).

A Venezuela enfrenta HIPERINFLAÇÃO desde 2017. De acordo com o FMI, a economia local amargou aumento de 2.700% somente em 2021 (o ápice, aconteceu anos antes, em 2018, na casa de 136.000%).

Enquanto que, em 2012, o salário mínimo venezuelano esta na casa de US$ 200 | mês, em maio | 2020, o indicador já havia despencado para US$ 2,30 mensais (um ABSURDO).

Apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo, a Venezuela não vem conseguindo tirar proveito da alta da commodity em 2022. Apostando em um conjunto de práticas que a ESQUERDA INTERNACIONAL defende, como CONTROLE DE PREÇOS e ESTATIZAÇÃO DE EMPRESAS, o país de Nicolás Maduro NÃO CONSEGUE SE RECUPERAR (quem mais sofre é a POPULAÇÃO, que não aguenta mais esse maldito ESQUERDISMO CORRUPTO e INEFICIENTE).

Sob a DITADURA de Nicolás Maduro, a CESTA BÁSICA na Venezuela custa em torno de US$ 460 (equivalente a R$ 2.500,00 [isto é: cerca de 20 SALÁRIOS MÍNIMOS, do país]). A informação foi divulgada pelo Centro de Documentação e Análise Social da Federação Venezuelana de Professores (CENDAS | FVM), em 21.07.2022.

Via Jornal da Cidade On Line, por José J. de Espíndola * (aperfeiçoado por Aldo Corrêa de Lima)

* Engenheiro Mecânico pela UFRGS. Mestre em Ciências em Engenharia pela PUC-Rio. Doutor (Ph.D.) pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton, Inglaterra. Doutor Honoris Causa da UFPR. Membro Emérito do Comitê de Dinâmica da ABCM. Detentor do Prêmio Engenharia Mecânica Brasileira da ABCM. Detentor da Medalha de Reconhecimento da UFSC por Ação Pioneira na Construção da Pós-graduação. Detentor da Medalha João David Ferreira Lima, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis. Criador da área de Vibrações e Acústica do Programa de Pós-Graduação em engenharia Mecânica. Idealizador e criador do LVA, Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC. Professor Titular da UFSC, Departamento de Engenharia Mecânica, aposentado.




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Diferenças entre FATURAMENTO | LUCRO | RECEITA


Empresas do mundo todo usam termos como faturamento, receita bruta e lucro líquido em seus resultados financeiros; descubra o significado desses conceitos.

Já reparou que Google, Microsoft, Intel e tantas outras empresas divulgam relatórios financeiros regularmente ? Esse tipo de documento detalha, por exemplo, a receita, o faturamento e o lucro que a companhia registrou em determinado período. Note, porém, que muita gente pensa que esses conceitos são a mesma coisa. Não são.

Se é o seu caso, não se preocupe. A seguir, você descobrirá o que é lucro, o que é receita, o que é faturamento, entre outros termos relacionados.

Receita e faturamento: o que são ?

Vamos começar pelo conceito de receita, pois, a partir dele, fica mais fácil entender os demais termos.

receita é a soma dos valores que uma organização arrecada com venda de produtos, prestação de serviços, aplicações financeiras, licenciamento de marcas ou patentes, entre outras atividades. Em resumo, a receita consiste em todo o dinheiro que a organização arrecada em determinado período.

A confusão começa a ganhar forma aqui. Muita gente pensa que receita e faturamento são sinônimos. E são mesmo! Mas só até certo ponto.

Para compreender a diferença, é importante continuarmos descrevendo o conceito de receita. Há, basicamente, dois tipos:

  • Receita bruta: é a soma dos valores arrecadados pela organização em determinado período, de acordo com a descrição de receita feita anteriormente;
  • Receita líquida: consiste no que foi arrecadado menos os valores de determinados impostos, descontos, devoluções de produtos, comissões ou multas.

Pois bem, o faturamento é o mesmo que receita bruta. Normalmente, os valores que entram para essa conta são aqueles que, no Brasil, devem ser registrados em notas ou recibos fiscais.

EXEMPLO: Imagine uma empresa cujos únicos produtos são uma cadeira que custa R$ 100 e uma mesa que custa R$ 500. No intervalo de uma mês, essa companhia vendeu 38 cadeiras e 16 mesas. Logo, a receita bruta ou o faturamento dessa empresa no período foi de R$ 11.800 (38 x R$ 100 mais 16 x R$ 500).

E o que é lucro ?

O faturamento é importante para determinar, em valores monetários, tudo aquilo que a organização arrecadou com vendas, prestação de serviços e semelhantes. Já o lucro estabelece qual a parcela dessa arrecadação corresponde ao dinheiro que a organização ganhou dentro do período avaliado.

Para fazer esse cálculo, é necessário separar despesas e impostos pagos. O que sobra é o lucro, basicamente. Mas aí você vai dizer: “peraí, isso aí não é a receita líquida?”. Esse ponto é mesmo confuso, mas não de difícil compreensão.

O cálculo da receita líquida pode variar de acordo com o ramo de atividade ou mesmo de empresa para empresa. Mas, no geral, essa é uma medida que determinada a receita real em determinado período.

No exemplo mais acima, a empresa vendeu 38 cadeiras e 16 mesas, totalizando R$ 11.800. Mas suponha que, três das mesas foram vendidas com desconto de 50% e que R$ 500 foram pagos pela companhia em impostos. A receita líquida ficou em R$ 10.550, consequentemente.

Já o lucro é o dinheiro que resta depois do desconto de impostos, despesas (como aluguel do escritório e salário dos funcionários), comissões e afins.

Não é difícil entender, certo ? Mas é importante que você saiba que há mais de um tipo de lucro.

https://surgeaki.com - Dinheiro brasileiro | Real | Brasil

Diferença entre lucro bruto e lucro líquido

Não é só a receita. O lucro também pode ser bruto ou líquido. Existe ainda uma terceira definição, esta mais subjetiva que as demais, chamada lucro ajustado. Felizmente, é fácil entender os três conceitos:

  • Lucro bruto: às vezes chamado de lucro operacional, o lucro bruto consiste na receita líquida menos os custos que a organização teve com produção ou prestação de serviço (como matéria-prima ou consultoria);
  • Lucro líquido: o lucro líquido é um parâmetro mais preciso, pois, além de considerar a receita líquida menos os custos de produção ou serviço, coloca nessa conta todos os demais gastos, como pagamentos de tributos e despesas fixas (conta de luz, aluguel, entre outros);
  • Lucro ajustado: também chamado de lucro líquido ajustado, essa medida considera números que podem variar de organização para organização, mas, geralmente, corresponde ao lucro líquido menos a reserva legal (que vai para o patrimônio), a contingência (para imprevistos) ou a remuneração de ações.

Por serem parâmetros que dão uma noção mais clara da saúde de uma operação no período estabelecido, o lucro líquido e o lucro ajustado costumam ser os aspectos mais observados nos relatórios financeiros.

O tal do EBITDA

Ao consultar um relatório financeiro, há boas chances de que você se depare com um nome estranho: EBITDA. A palavra é esquisita porque, na verdade, consiste em uma abreviação em inglês para “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Esse parâmetro descreve os recursos financeiros que a organização registra apenas com as atividades operacionais, sem considerar investimentos ou impostos, por exemplo.

O que é ?

Diversos fatores devem ser considerados antes de investir em uma empresa; saiba o que é EBITDA e como calculá-lo para te ajudar na tomada de decisão.

Quem investe em empresas ou se aventura na bolsa de valores, sabe a necessidade de uma boa avaliação para uma tomada de decisão inteligente. Para ajudar neste processo, existem muitos indicadores, um deles é o Ebitda: saiba o que é, além da importância de utilizá-lo.

Ebitda é a sigla em inglês para “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como LAJIDA). O indicador é usado para medir o quanto uma empresa gera de recursos apenas com suas atividades operacionais, não incluindo investimentos financeiros, empréstimos e impostos. 

Dessa forma, o Ebitda também pode ajudar a determinar o valor de uma empresa e sua capacidade de pagar dívidas. Além disso, o indicador é usado globalmente e é a melhor opção para comparar, por exemplo, empresas de países diferentes, já que cada nação possui regras de taxação e impostos diferentes impactando, por sua vez, na análise e comparação de outros indicadores.  

Para que uma empresa seja considerada saudável, portanto, é necessário que o Ebitda seja positivo. Além disso, o investidor deve analisar se o índice se manteve assim por um longo período de tempo: isso também é um sinal positivo. No entanto, em períodos de crise, é normal que o indicador sofra oscilações, por isso, analise o histórico por completo. 

Como calcular o EBITDA ?

https://surgeaki.com - EBITDA | Planilha | Custos | Renda
Imagem meramente exemplificativa

De acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a divulgação do Ebitda (ou Lajida) é voluntária, ou seja, as empresas brasileiras não têm a obrigação de colocar em seus balanços. Mas você pode mesmo pode calculá-lo, para isso, é essencial saber os seguintes valores: 

  • Resultado líquido: esse é o rendimento real de uma empresa determinado pela subtração entre a receita total e os gastos da organização;  
  • Juros: referente aos juros de uma dívida da empresa ou ao ganho em relação a aplicações, mas normalmente é relacionado a uma despesa; 
  • Impostos: todos os gastos com impostos são incluídos aqui;
  • Depreciações: é aplicado aos ativos tangíveis de uma empresa, como máquinas ou veículos, que perdem seus valores por uso, obsolescência ou desgaste natural;
  • Amortizações: aqui é considerado a perda de valor dos ativos intangíveis de uma empresa como marcas, patentes, softwares e direitos autorais. 

Estes valores podem ser consultados nos relatórios financeiros de uma empresa. Com eles em mãos, é só fazer o seguinte cálculo: 

  • EBITDA = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização

Atenção: o indicador deve ser usado na comparação de empresas do mesmo setor e com portes semelhantes já que área e tamanho também podem impactar no resultado do Ebitda. Além disso, outros indicadores devem ser levados em conta em uma avaliação para uma tomada de decisão mais inteligente. 

Desvantagens do EBITDA

O Ebitda pode ser usado tanto para o bem, como para o mal. Uma empresa, por exemplo, pode usar o Ebitda como indicador principal para esconder o histórico de grandes empréstimos. 

Além disso, o cálculo do Ebitda ignora as mudanças no capital de giro. Levando em conta que esse recurso pode variar devido a diversos fatores, ignorá-lo pode levar a uma interpretação equivocada sobre a saúde de uma empresa, impedindo, também, de avaliar sua liquidez.

Diante disso, como já disse acima, não esqueça de olhar outros indicadores antes de investir e pense sempre a longo prazo. Agora que já sabe o que é e Ebitda e como calculá-lo, suas tomadas de decisões serão mais inteligentes. 

Via Tcno Blog




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

NOVIDADE: Planos de Saúde PETS

https://surgeaki.com - Planos de Saúde para PETS

Inovação no Mercado: Como funciona e quais são as vantagens ?

Quando foi a última vez que seu cão ou gato foi ao veterinário? Temos o costume de levar nossos animais ao petshop para banhos e manutenção de higiene, mas e ao médico?

Encaminhados apenas na eminência de algum problema, ou quando uma doença já está instalada, as visitas no veterinário muitas vezes são evitadas devido ao seu custo.

Mas atualmente existe uma alternativa para que seu pet possa frequentar mais vezes a sala do veterinário, praticando uma medicina preventiva: os planos de saúde animal. Veja como funcionam e como escolher qual a melhor alternativa para você e seu animalzinho de estimação.

Como funciona?

Muitas empresas já oferecem o serviço de plano de saúde para cães e gatos, que funciona em um sistema muito parecido com os planos de saúde para humanos.

Com diversos estabelecimentos credenciados pelo país, as empresas oferecem desde planos básicos que cobrem apenas consultas e vacinas, até planos que contemplam cirurgias e acompanhamento cardiológico.

Há empresas que possuem um plano básico que atende consultas de rotina e de plantão, vacinas, exames, procedimentos clínicos e internação, por um valor mensal de aproximadamente, R$ 50,00.

Já no plano mais completo, o valor pode supbir para R$ 100,000 e contempla todos os atendimentos do plano básico e inclui o atendimento em exames especiais, ecocardiograma, anestesia respiratória e mais de 40 tipos de procedimentos cirúrgicos.

Outras empresas, têm um leque amplo de tipos de plano, que contam com preços que variam de R$ 50,00 mensais, até R$ 200,00. Os planos são separados em categorias de atendimento ambulatorial, essencial e completo.

Os valores podem ter variações de acordo com o tipo de pet (gato, cão ou outro), e a existência de doença pré-existente. Fatores como a idade também têm influência no valor final.

Como escolher um plano de saúde para o meu pet?

Alguns fatores devem ser considerados antes da contratação do plano de saúde pet, e vamos às dicas:

  • Verifique se o plano pretendido atende às necessidades de saúde do seu pet. Nem todos os planos de saúde fazem acompanhamento de cães idosos, com diabetes, doenças cardíacas ou outras doenças pré-existentes. Fique atento para esses detalhes, e em caso de dúvidas, entre em contato com um corretor do plano de saúde.
  • Verifique se existe uma clínica ou médico veterinário credenciado que atenda na sua região. Nem todos os serviços atendem na modalidade de reembolso, sendo assim, não adiantaria pagar um plano de saúde, e não poder utilizá-lo.
  • Verifique as condições de uso. Muitas empresas também adotam o sistema de “carência”, sendo assim, mesmo após o início do pagamento do plano, ainda terá que aguardar alguns dias para poder utilizá-lo. Nas seguradoras pesquisadas, o período de carência para procedimentos cirúrgicos é de 30 a 60 dias, e pode variar para mais ou menos tempo conforme o procedimento.
  • Verifique quais os tipos de animais o plano de saúde atende. Em geral os planos atendem gatos e cães. Caso você tenha um animal exótico, entre em contato com a empresa que vende os planos de saúde antes.
  • Pesquise sobre eficiência e idoneidade do plano. Infelizmente, às vezes compramos gato por lebre. Busque em sites de reclamação e tente conversar com pessoas que já possuem, e fazem uso, do serviço para ter certeza da qualidade do que você está prestes a comprar.

Estas são apenas algumas dicas para que você fique atento antes de fechar uma compra que pode lhe gerar mais custos do que economia. Em casos de dúvidas sempre entre em contato com a empresa que oferece o serviço.

Cão feliz, dono feliz

cao-feliz-dono-felizhttps://surgeaki.com - Cachorro Feliz | Dono Feliz

A contratação de um plano de saúde pode ser muito benéfica para que seu animalzinho de estimação tenha uma vida de mais qualidade e por mais tempo.

Por diversos motivos ainda não temos uma medicina veterinária preventiva tão arraigada na nossa cultura, quando se trata de animais de estimação, mas os planos de saúde podem ser um auxílio para que isso mude.

Assim como nos planos de saúde para humanos, nem todas as doenças e procedimentos têm cobertura, mas levar seu pet ao menos uma vez ao ano para realizar uma consulta, é melhor do que levá-lo apenas quando já está doente.

Cuidar e manter a saúde do seu animal é garantia de economia, vida duradoura e feliz, tanto para seu animalzinho, quanto para você que tem o privilégio da companhia dele.

Via Tec Mundo




Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Nova PANDEMIA, diz OMS

https://surgeaki.com - Varíola do Macaco em Crianças

Aumento da forma de contágio da Varíola do Macaco

OMS declara emergência de saúde global devido ao avanço da doença, que já soma 16 mil infectados em 75 países. Entenda porque o contágio infantil representa uma nova fase – e o que pode acontecer daqui para frente.

O Centers for Disease Control (CDC) americano confirmou os dois primeiros casos de varíola dos macacos em crianças nos EUA. Segundo a diretora do CDC, Rochelle Walensky, as duas crianças, cujas idades não foram divulgadas, passam bem.

Os dois casos não possuem relação entre si, mas têm um elemento em comum: ambas as crianças tiveram contato com “indivíduos da comunidade de homens que fazem sexo com homens (HSH), a comunidade de homens gays

Isso confirma a dinâmica do surto global de varíola dos macacos (dos 16 mil casos registrados até agora, em 75 países, a grande maioria foi nesse grupo demográfico), mas adiciona um elemento crítico: a transmissão, não sexual, da doença, para crianças.

A OMS declarou emergência de saúde global devido à varíola dos macacos (da mesma forma que, em janeiro de 2020, ela fez com a Covid-19).

Segundo o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, “temos um surto que está se espalhando rapidamente pelo mundo, por novos meios de transmissão, sobre os quais sabemos muito pouco”. “A avaliação da OMS é que o risco da Varíola dos Macacos é moderado, globalmente, com exceção da Europa, onde classificamos o risco como, alto.

A transmissão da varíola símia para crianças abre um caminho novo, e potencialmente explosivo, para a propagação da doença. Primeiro, porque comprova que é possível pegá-la fora do contexto sexual – basta o contato físico com uma pessoa infectada ou objetos que ela usou, em especial, lençóis e toalhas (a transmissão via gotículas respiratórias também é considerada possível, mas há incerteza o quão frequente ela pode ser).

Isso significa que, em algum momento, a varíola símia deixará de estar confinada à comunidade HSH, e poderá afetar todos os grupos de pessoas. Ela pode se tornar uma pandemia como a da Covid ? Há fatores sugerindo que sim e não.

O surto global de varíola dos macacos começou na metade de maio. Tem pouco mais de dois meses. Nos primeiros dois meses da Covid-19, o mundo registrou 87 mil casos da doença (sendo 79 mil na China). É muito mais que a varíola símia, que tem 16 mil casos até agora (menos transmissível do que a Covid-19).

Também há uma grande diferença com relação às mortes. Nos primeiros dois meses da Covid-19, ela matou aproximadamente 3 mil pessoas no mundo. A varíola dos macacos, por enquanto, causou apenas cinco mortes.

Por essa linha de raciocínio, portanto, a resposta é não: a varíola símia não se tornará uma pandemia como a da Covid-19. Mas também há outro fator envolvido – e ele representa um risco real.

Se a doença começar a se espalhar entre crianças, ela pode dar um salto quantitativo, com um grande e rápido crescimento no número de casos. As escolas são propícias para espalhar vírus – muitas crianças juntas, por períodos longos e com muito contato físico.

Ao contrário do que acontece com a Covid-19, não bastaria usar máscara para reduzir ou evitar o contágio, já que a varíola também é transmissível pela pele. Isso torna bem mais difícil tentar criar um protocolo para tentar evitar a propagação da doença.

Além disso, a varíola símia tem um período de incubação longo, de 1 a 2 semanas (com a Covid, na variante Ômicron, ele costuma ser de 1 a 3 dias). A fase ativa da doença, com lesões de pele, dura 2 a 4 semanas: tem ciclo bem mais longo que a Covid-19, o que também favorece a transmissão.

https://surgeaki.com - Varíola do Macaco | Feridas na Pele

Há um último elemento jogando a favor do aumento da varíola símia: os casos têm sido relativamente moderados, com menos lesões de pele do que a doença costumava provocar em sua forma clássica, endêmica em partes da África.

Por um lado, isso é positivo, pois atenua o sofrimento dos pacientes. Mas, ao se tornar menos agressiva, a doença também fica menos visível, e passa a ter mais oportunidades de se espalhar – vítimas com poucas lesões podem continuar circulando e transmitindo o vírus.

Ainda não é possível prever com certeza o que vai acontecer. Mas, somando todos os fatores, fica claro que a varíola símia está se tornando um problema real – e que ela talvez não “vá embora”, com a situação se resolvendo sozinha, como todo mundo gostaria.

Isso porque as medidas defensivas, assim como ocorreu no início da pandemia de Covid, ainda são poucas e escassas. Existe uma vacina, a Jynneos, desenvolvida especificamente contra o vírus MPXV, que causa a Varíola do Macaco.

Mas ela foi criada e é produzida por um laboratório, o dinamarquês Bavarian Nordic, que só consegue fabricar 30 milhões de doses por ano. Se a doença começar a se espalhar em grande escala, isso não chegará nem perto de ser suficiente para abastecer o mundo (inclusive porque os EUA e os países europeus estão comprando todas as doses).

Há outras duas vacinas, a Dryvax e a ACAM2000, que foram desenvolvidas contra a varíola comum – e aparentemente também protegem contra a versão símia. A Dryvax foi criada na década de 1950 e deixou de ser fabricada no começo dos anos 1980 (logo após a erradicação da varíola no mundo).

A ACAM2000, que atualmente pertence ao laboratório Sanofi, é mais recente: foi desenvolvida no começo dos anos 2000, a pedido do governo dos EUA (que, após o 11 de Setembro, temia que o vírus da varíola fosse transformado em arma biológica por terroristas).

Elas contém um vírus “vivo”: é o VACV, da mesma família do vírus da varíola (VARV) e da varíola dos macacos (MPXV). O problema é que, ao contrário do que acontece na vacina Jynneos, a mais moderna, na Dryvax e na ACAM2000 o vírus não é atenuado/enfraquecido. 

Isso significa que, em casos raros, essas duas vacinas podem causar efeitos colaterais perigosos – por isso, tanto a Dryvax quanto a ACAM2000 tradicionalmente só são indicadas para pessoas sob alto risco de pegar varíola (como cientistas que mexem com vírus em laboratório, ou soldados que podem ser atacados com armas biológicas). 

Elas dificilmente seriam liberadas para uso em campanhas de imunização em massa, como as vacinas da Covid. Logo, não são a resposta para uma eventual pandemia de varíola símia.

Existe um remédio, o tecovirimat (nome comercial Tpoxx), que é eficaz contra o vírus MPXV. Ele foi criado pelo laboratório americano SIGA, e lançado nos Estados Unidos em 2018. Ainda é bem escasso – as doses que o fabricante consegue produzir estão sendo disputadas acirradamente por vários países.

Em suma: a humanidade está assistindo à ascensão de um vírus que infecta cada vez mais gente, em cada vez mais lugares, e contra o qual ainda não há armas suficientes. E ele causa uma doença que, embora inicialmente restrita a um grupo demográfico (estigmatizado por isso), acaba se revelando uma ameaça para todos os demais. 

O mundo já viu esse filme duas vezes: primeiro com a Aids, depois a Covid. Resta torcer para que, agora, o desfecho seja diferente.

Via Super Interessante



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

SURGEAKI.C0M | E-Empreendedorismo

Varíola do Macaco AVANÇA !

https://surgeaki.com - Varíola do Macaco | Feridas na Pele

Sexo entre homens é o maior fator de contágio da Varíola do Macaco

Pernambuco notifica dois novos casos suspeitos de Varíola dos Macacos

Os novos casos suspeitos são de pacientes do sexo masculino; agora, o Estado totaliza 11 notificações.

Secretaria Estadual de Saúde (SES | PE) comunicou, na tarde deste domingo (24), que recebeu duas novas notificações de Varíola dos Macacos (Monkeypox) em Pernambuco. Os novos casos suspeitos, são de pacientes do sexo masculino, residentes em Paulista e em Recife. Um dos casos tem histórico de viagem para local com circulação do vírus e está internado em uma unidade de saúde particular, enquanto o outro tem relato de contato com um caso suspeito e cumpre isolamento domiciliar. 

Com isso, o Estado de Pernambuco passa a totalizar onze notificações, sendo três casos confirmados da doença e outros oito ainda em investigação. Os três casos confirmados até o momento possuem histórico de viagem para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença. O Estado de Pernambuco ainda não registra, até o momento, transmissão local da Monkeypox. Os casos confirmados são de residentes de São Paulo (caso importado), Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Segundo a SES | PE, sobre os dois novos casos suspeitos, uma investigação epidemiológica foi iniciada, com coleta de exames para realização do diagnóstico laboratorial. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz | RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN | PE), que realizará investigação para outras doenças.

Via Folha PE

Varíola do macaco: entenda como ocorre a transmissão e saiba o que fazer para se prevenir

https://surgeaki.com - Varíola do Macaco | Fases da Doença
Fases evolutivas de uma lesão de varíola do macaco

Em menos de dois meses, Brasil se tornou o sétimo país do mundo em número de casos confirmados da doença infectocontagiosa

À medida que aumentam os casos de varíola do macaco — monkeypox, em inglês — no Brasil, cresce também a preocupação das pessoas sobre como se proteger da doença. As comparações com a Covid-19 são inevitáveis, embora especialistas ressaltem que este vírus não se comporta da mesma forma que o coronavírus. 

A varíola do macaco é uma doença causada pelo vírus monkeypox que, embora circule entre animais, também pode ser transmitido entre humanos.

A forma de transmissão clássica, observada antes do surto atual em países da África onde a doença é endêmica, sempre envolveu contato próximo, de pele ou com grandes gotículas de secreção respiratória.

Fora da África, sempre ficou restrita a poucos casos entre pessoas que viviam na mesma casa. Este já é o maior surto da doença na história — os primeiros casos foram detectados no começo de maio, no Reino Unido e na Espanha.

Atualmente, o padrão de transmissão está associado com atividade sexual (95% dos casos), conforme mostrou um estudo publicado na semana passada no The New England Journal of Medicine conduzido em 16 países.

Os pesquisadores mostraram que, no momento, os casos da doença se concentram em homens que fazem sexo com homens, mas qualquer pessoa está sujeita a pegá-la.

Isso se deve à “baixa imunidade global aos orthopoxvirus [família do monkeypox] e ao aumento de indivíduos suscetíveis”, afirmou em entrevista coletiva, na quarta-feira (27), a líder técnica de varíola do macaco da OMS (Organização Mundial da Saúde), Rosamund Lewis.

A agência sanitária confirmou pela primeira vez que a doença pode ser classificada como sexualmente transmissível

Transmissão

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos resume as principais formas de transmissão do vírus.

• Contato direto com as lesões de pele de uma pessoa infectada ou com fluidos corporais.

• Secreções respiratórias durante contato prolongado, face a face, ou durante contato íntimo, como beijo, carinho ou sexo.

• Tocar em itens (como roupas ou lençóis) que foram usados por alguém com a doença.

Como se proteger

Sendo o contato sexual a principal forma de infecção pelo vírus monkeypox neste momento, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou a importância da proteção individual.

“A melhor forma de fazer isso [frear a taxa de transmissão] é reduzir o risco de exposição. Isso significa fazer escolhas seguras para você e para os outros.”

O chefe da OMS deu três recomendações comportamentais:

• Reduzir o número de parceiros sexuais.

• Reconsiderar ter novos parceiros sexuais neste momento.

• Trocar contatos com parceiros sexuais — em caso de detecção da doença, isso facilita o rastreamento.

“É uma doença que se transmite por contato próximo, existem outros modos de transmissão, não só o contato sexual, existe o contato pele a pele e de mucosas. É importante que qualquer pessoa que tenha varíola do macaco se isole para proteger as pessoas com quem convive”, acrescentou Rosamund.

Como forma de evitar a doença, o CDC dá as seguintes orientações:

• Não ter contato de pele com pessoas que tenham erupções cutâneas que se pareçam com as de varíola do macaco (algumas podem se parecer com espinhas).

• Não beijar, abraçar nem ter relações sexuais com pessoas que estejam com a doença, mesmo que seja suspeita.

• Não compartilhar objetos, como talheres e roupas de cama, com pessoas que estejam com varíola do macaco.

Adicionalmente, especialistas ouvidos pela emissora de TV NBC Chicago recomendam, por exemplo, evitar o compartilhamento de copos de bebidas, cigarros e vapers em festas.

Indivíduos com diagnóstico confirmado ou suspeita devem ficar isolados pelo período em que houver lesões na pele — entre duas e quatro semanas.

Se for necessário sair, é importante usar roupas que cubram as erupções cutâneas. As que estiverem expostas, no rosto ou nas mãos, por exemplo, podem ser cobertas com curativos, como aqueles usados após exames de sangue.

Alguns locais, incluindo cidades nos Estados Unidos, já estão vacinando determinados grupos da população com a única vacina aprovada contra o vírus monkeypox, produzida pelo laboratório dinamarquês Nordic Bavarian.

O Brasil até o momento não tem encomendas do imunizante.

Sintomas

http://surgeaki.com - Varíola do Macaco | Contágio

Além das tradicionais lesões cutâneas, alguns dias antes, as pessoas infectadas podem apresentar sintomas genéricos de alguma infecção. São eles:

• Febre
• Calafrio
• Cansaço
• Inchaço e dor nos gânglios linfáticos atrás da orelha, no pescoço, embaixo do braço ou na virilha
• Dores nas costas e de cabeça

Ocorre que nem todas as pessoas que têm as erupções na pele têm esse período de sintomas prévio e podem confundir as lesões, deixando a doença passar despercebida.

Por isso, é importante estar atento ao período de incubação e a uma eventual exposição, principalmente por contato sexual.

As manifestações genéricas costumam surgir entre cinco e 21 dias após o contato com o vírus.

Teste

O teste para detecção do vírus requer que haja presença de pelo menos uma lesão de pele ou mucosa.

O exame consiste na coleta de material da própria lesão. O processo laboratorial é de PCR em tempo real, a mesma tecnologia usada no exame de Covid-19.

Na cidade de São Paulo, local que concentra o maior número de casos do país, a prefeitura anunciou no fim de semana que Unidades Básicas de Saúde e prontos-socorros poderão realizar os testes.

Até então, os casos estavam todos concentrados no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e os exames de todo o estado eram realizados somente no Instituto Adolfo Lutz.

Ainda não há cobertura dos testes de vírus monkeypox pelos planos de saúde.

O que ainda intriga a ciência sobre a varíola do macaco

Desde o dia 6 de maio, o mundo tem lidado com um surto global de varíola do macaco, que começou na Europa e hoje já infectou pessoas em mais de 30 países. Teoricamente, essa doença não deveria causar tanta preocupação nos pesquisadores, uma vez que ela é altamente conhecida. Surgiu nos macacos em 1958, e o primeiro caso em humanos foi em 1970. Além disso, a transmissão sempre foi considerada difícil pelos especialistas. Mas o crescimento exponencial de infectados e o aparecimento em lugares teoricamente sem conexão mudou essa história, e alguns pontos intrigam a comunidade científica.

Não seria esse contágio em escala global da Varíola do Macado, um dos efeitos adversos da vacina Covid-19, que tem provocado inúmeras anomalias nas pessoas que tomaram a famigerada vacina, em todo o mundo ???

Via R7



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

%d blogueiros gostam disto: