Auxiliares de Dentista | PE


A profissão de ASB é regulamentada pela Lei Federal n° 11.889 | 2008 e sua atuação profissional está sujeita à fiscalização do Conselho Regional de Odontologia. Os ASBs, obrigatoriamente, devem completar o curso de formação registrado no CFO e realizar o estágio obrigatório em um consultório odontológico.
As funções de um auxiliar de dentista estão voltadas para o atendimento direto com o paciente. E suas funções se focam em atividades como: 
Auxiliar de instrumentação
Uma das funções que o auxiliar de dentista pode ter é a de instrumentar o dentista durante os procedimentos, que podem ser cirúrgicos ou não.
Esse profissional pode lhe acompanhar, por exemplo, durante a manutenção de rotina de aparelhos ortodônticos. Ele se torna responsável por garantir que o dentista tenha um acesso seguro e fácil a todos os instrumentos necessários.
Seja para abrir a gengiva e retirar um dente, ou para trocar as borrachinhas do aparelho, contar com o apoio e a agilidade desse profissional pode ser fundamental no seu dia a dia. 
Auxiliar de dentista para o atendimento
Outra função que pode ser desenvolvida pelo auxiliar é o atendimento inicial do paciente.
Isso não significa que ele estará atuando como recepcionista. Ele será responsável por chamar seu paciente, colocá-lo na cadeira, conversar com ele e, se necessário, iniciar algum procedimento ou então pedir qual seu problema, separando os utensílios necessários para o atendimento. 
É importante que esse profissional também conheça algumas particularidades do paciente que são importantes para o atendimento, como fobias e alergias. 
Auxiliar de controle de infecção
Pelo fato de que o ambiente é propício ao aparecimento de doenças, se faz necessária uma limpeza correta dos materiais do consultório, além do descarte de forma adequada.
É necessário que o auxiliar de dentista realize a esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos. Dessa forma é possível garantir que o ambiente seja seguro para o paciente e para o dentista.
Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto no eBook: Biossegurança para dentistas: tudo o que você precisa saber
Auxiliar de saúde bucal (ASB)
Legalmente, o tipo de profissional que pode desenvolver todas essas funções é o auxiliar de saúde bucal (ASB). Ele utiliza seus conhecimentos técnicos e práticos, e garante maior conforto ao paciente durante o atendimento.
O auxiliar de saúde bucal (ASB) consegue notar as reações do profissional e do paciente, por exemplo, o que acaba ajudando o dentista a realizar os procedimentos com sucesso e muita segurança.
Para garantir que ele desempenhe bem seu papel, ele deve ter habilidades como:
Habilidade de organização: para colocar todos os utensílios e equipamentos do seu consultório no seu devido lugar antes e depois dos procedimentos;
Habilidade de empatia: para que o atendimento odontológico seja mais humanizado, sabendo se colocar no lugar do paciente durante o atendimento;
Habilidade de conscientização: para saber lidar com diversas situações diferentes da melhor maneira possível;
Habilidade de desenvoltura interpessoal: para ter cuidado no atendimento e garantir que o paciente se sinta confortável no ambiente da clínica; 



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Publicado por Aldo Corrêa de Lima

Advogado; Bacharel em Teologia; Servo do Deus Altíssimo (Cristão Evangélico [Protestante] apaixonado pelas Sagradas Escrituras e pela Seara Divina); Conservador, Líder, Comprometido, Trabalhador, Honesto, Ético e Sonhador; Casado com Willyana Corrêa de Brito (esposa fiel; Fotógrafa; Agente Comunitária de Saúde; Crente e sedenta por servir a Deus; Sonhadora, Meiga, Amiga, Batalhadora).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: