Bibliotecários (as) | PE


O profissional formado em Biblioteconomia está habilitado ao planejamento e execução dos serviços bibliotecários. Dentro da sua área de atuação, o bibliotecário realiza demandas administrativas como a organização de banco de dados ou organização de acervos físicos e virtuais. Sua responsabilidade pode abranger organização e catalogação de acervos de museus, editoras ou centros de documentação. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Biblioteconomia deve possuir carga horária de, no mínimo, 2.400 horas, cumpridas geralmente em quatro anos.
BIBLIOECÁRIO é um profissional liberal (bacharel, mestre ou doutor) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. O bibliotecário tem a responsabilidade de identificar a demanda de informação em diferentes contextos e levando em consideração a diversidade do público. Ele trabalha em bibliotecas, centros de documentação, empresas, escritórios jurídicos (organizando acervo e trabalhando na pesquisa sobre jurisprudência) e pode gerir redes e sistemas de informação, além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta. Por essas atribuições o bibliotecário é segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um Profissional da Informação, como também o são documentalistas e analistas de informação (pesquisador de informações na rede). 
O bibliotecário trabalha como um administrador de informações, que são dados que foram enriquecidos por seus contextos, além disso também processa e dissemina a informação. Um papel pouco percebido por quem não conhece a profissão é o de desenvolver coleções, que são mais do que um conjunto de documentos, mas uma seleção cuidadosa que segue parâmetros e é reunida com uma finalidade.
Funções:
• Catalogar e guardar as informações
• Orientar sua busca e seleção
• Analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos
• Planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação
• Preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso
• Gerenciamento (Bibliotecas; Centros de Documentação; Centros de Informação; Redes e Sistemas de Informação, etc.)
• Desenvolvimento de recursos informacionais
• Desenvolvem estudos e pesquisas;
• Realizam difusão cultural
• Desenvolvem ações educativas
• Recuperam a informação
O bibliotecário pode prestar serviços de assessoria e consultoria na área de informação e redes e sistemas de informação, além de disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento.
O bibliotecário pode atuar nos seguintes campos: Bibliógrafo; Biblioteconomista; Cientista de Informação; Consultor de Informação; Especialista de Informação; Gerente de Informação ou Gestor de Informação.



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Publicado por Aldo Corrêa de Lima

Advogado; Bacharel em Teologia; Servo do Deus Altíssimo (Cristão Evangélico [Protestante] apaixonado pelas Sagradas Escrituras e pela Seara Divina); Conservador, Líder, Comprometido, Trabalhador, Honesto, Ético e Sonhador; Casado com Willyana Corrêa de Brito (esposa fiel; Fotógrafa; Agente Comunitária de Saúde; Crente e sedenta por servir a Deus; Sonhadora, Meiga, Amiga, Batalhadora).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: