

PROMOVA-SE
Valor acessível para os Anunciantes
CAPATAZ é o termo atribuído ao indivíduo responsável por liderar um grupo de trabalhadores braçais. No Brasil, os capatazes são trabalhadores predominantemente rurais, que organizam, observam e lideram as atividades das demais pessoas que trabalham nas fazendas, por exemplo. Neste caso, o capataz pode ser considerado o “braço direito” do dono da propriedade, pois lhe são atribuídas responsabilidades dignas de confiança e lealdade, principalmente. Em outras palavras, o capataz é uma espécie de “subchefe”. Além de gerenciar o trabalho dos peões (nome popular dado aos indivíduos que trabalham no campo), os capatazes também devem prestar contas com o fazendeiro sobre todas as ações que foram tomadas em nome da propriedade.
Os capatazes são os responsáveis diretos pela sobrevivência e pelo sucesso da organização. Cada sucesso ou fracasso da empresa é o sucesso ou insucesso de um ou mais capatazes. A excelência empresarial está profundamente relacionada com a excelência gerencial. A visão, a dedicação e a integridade do gerente são os principais determinantes do sucesso empresarial.
Habilidade de um bom capataz:
HABILIDADES TÉCNICAS: São determinantes para o bom desempenho do capataz, sua capacidade organizacional de controlar os peões da fazenda, insumos, ferramentas e funções de cada um no dia-a-dia de trabalho além do conhecimento técnico que o faz tornar-se referência dentro da equipe.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS: O comportamento ideal de um capataz deve sempre ter a premissa da educação, um por favor, obrigado e elogios devem sempre estar pautados no seu dia-a-dia para com os seus colaboradores. Outros adjetivos também devem ser essenciais: iniciativa, bom senso, vontade, honestidade e humildade, contando sempre com os obrigatórios: honestidade, compromisso, responsabilidade, educação e postura.
Para ser um profissional nessa área você precisa também ser um influenciador, pois automaticamente sendo um bom profissional a equipe de trabalho o respeitará. A capacidade técnica para lidar com o gado ou atividades dentro da fazenda é um dos pontos principais, além da educação, postura (limitando brincadeiras, controlando o seu horário e dos envolvidos) e por fim iniciativa. A tecnologia está cada dia mais presente dentro das fazendas, e não pense que isso é uma fase, ela veio pra ficar e você precisa adaptar-se às novas formas de comunicação, WhatsApp, redes sociais e outras ferramentas que ajudarão na comunicação patrão funcionário e entre funcionários. Essas ferramentas são importantes para tirar fotos do rebanho, pedir equipamentos em falta ou quebrados que precisam ser repostos, orçamentos e cotações, compra e venda de animais, divulgação de leilões e da fazenda.
VAQUEIRO é o profissional que está apto a realizar práticas relacionadas ao trato, manejo e condução de espécies animais do tipo bovino, bubalino, equino, muar, caprino e ovino. Possui diversas funções e é a versão nacional do termo americano cowboy. É o trabalhador central de uma fazenda ou local onde sejam criados diversos animais, incluindo o gado bovino. Dessa forma, ele é o responsável por cuidar desses animais, garantindo o bom andamento e funcionamento desse local.
Um vaqueiro percorre toda a extensão da fazenda, observando se o gado está bem alimentado, bem cuidado e saudável, tratando de todas as necessidades desses animais. Além disso, esse trabalhador também protege o gado, garantindo que a fazenda está bem cercada e protegida.
São consideradas atribuições do profissional vaqueiro:
• realizar tratos culturais em forrageiras, pastos e outras plantações para ração animal;
• alimentar os animais sob os seus cuidados;
• realizar ordenha;
• auxiliar nos cuidados necessários para a reprodução das espécies, sob a orientação de veterinários e técnicos qualificados;
• treinar e preparar animais para eventos culturais e sociesportivos, garantindo que não sejam submetidos a atos de violência;
• efetuar manutenção nas instalações dos animais sob seus cuidados.
Tais atribuições foram definidas pela Lei n° 12.870 | 2013, que reconheceu oficialmente a profissão.
A profissão de vaqueiro também exige bom preparo físico, já que é ele o responsável por circular toda a fazenda, inclusive observando a necessidade de chamar atendimento veterinário. Da mesma forma, é necessário saber manejar tais animais, assim como ter noção de doma de cavalos.

PROMOVA SUA EMPRESA
Valor acessível para os Anunciantes

Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.
Que Deus nos abençoe a TODOS !
