Costureiros (as) – Alfaiates | PE


O ALFAIATE trabalha na criação de roupas sob medida para o gênero masculino, como ternos, coletes, calças, blazers, entre outras vestimentas. O profissional coleta as medidas de seu cliente, oferece as opções de tecido e realiza o meticuloso trabalho de corte e costura das peças. É um profissional atento ao que está na moda e ao clássico e pode produzir peças com design exclusivo, sem esquecer que um bom caimento no corpo é essencial para proporcionar conforto e elegância. Projeta e modela confecções de roupas sob encomenda, desenvolve peças-piloto e costura roupas em tecidos, couros ou peles.
COSTUREIRA (O) é a (o) profissional que opera máquinas de costura convencionais e especiais. Trabalha com confecção de roupas sob medida ou a partir de um modelo padrão (manequim), tirando medidas, escolhendo o tecido, cortando, costurando e também fazendo ajustes nas peças, como bainhas, alterações, etc.  Corta e monta pedaços de tecido para criar um modelo exclusivo, geralmente falamos de costureira para mulheres e alfaiate para homens. A profissão de costureira exige ter um senso de medidas e um bom conhecimento dos tipos de tecidos existentes, sua aderência e sua resistência a longo prazo. 
A costureira deve ter conhecimento da moda e das tendências atuais para assessorar seus clientes, ela também deve possuir habilidades criativas na escolha de materiais e cores para a harmonia geral do traje que confecciona.
COSTUREIRA DE FÁBRICA OU OPERADORA DE MÁQUINA: É uma profissional que monta partes de peças. Dentro da linha de produção, ela é designada à montagem de determinada parte da roupa e executa somente este trabalho até finalizar a produção do modelo. Por exemplo, na montagem de uma camisa uma costureira fecha o revel, outra prega os bolsos, outra monta a carcela, outra prega o punho… E assim em cada etapa da confecção da peça.
COSTUREIRA FACCIONISTA: É uma profissional autônoma que presta serviços à confeccionistas em oficinas de costura. Costura peças cortadas, que são recebidas em fardos, juntamente com uma peça piloto e uma ficha técnica. Consegue reproduzir a sequência de montagem de peças inteiras, apenas observando a montagem da peça piloto e seguindo os seus passos.
COSTUREIRA SOB MEDIDA: É uma profissional completa que trabalha em atelier de costura. Geralmente autônoma, constrói roupas para clientes específicas, partindo de um croqui ou foto. Multitarefas, consegue distribuir para a construção de uma peça vários processos produtivos. Desde a modelagem, que pode ser plana ou moulagem, corte, costura, provas até acabamentos e bordados. Existem vários modelos de empresas que acolhem cada categoria com profissionais que atendem às mais variadas necessidades do público: Atelier de consertos: a costureira trabalha exclusivamente com ajustes e consertos de roupas prontas. Atelier de costura: a costureira é capaz de confeccionar qualquer tipo de trabalho, desde consertos, roupas sob medida, até vestidos de festa. Atelier de alta-costura: somente são confeccionadas roupas de luxo, vestidos de festa e de noivas. Geralmente a responsável pelo atelier coordena uma equipe de profissionais. As proprietárias deste tipo de atelier são denominadas “estilistas” porque, além de excelentes costureiras, são desenhistas de croquis de moda.
COSTUREIRA ARTESÃ: Profissional que geralmente opera muito bem as máquinas de costura mas que, ao invés de produzir roupas, produz peças de arte denominadas “artesanato”. São extremamente resilientes, reaproveitando retalhos de tecidos e materiais. Reciclam e dão vida a produtos diversificados, transformando-os em lindas peças.
COSTUREIRA PILOTISTA – OU PILOTEIRA: Profissional excelente, responsável pela montagem das peças piloto nas quais serão executadas as provas do molde e na sequência servirão como protótipo a ser seguido pelas costureiras da produção e faccionistas. Para pertencer a esta categoria profissional é necessário dominar totalmente variadas máquinas e técnicas diversas de costura e acabamentos.



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Publicado por Aldo Corrêa de Lima

Advogado; Bacharel em Teologia; Servo do Deus Altíssimo (Cristão Evangélico [Protestante] apaixonado pelas Sagradas Escrituras e pela Seara Divina); Conservador, Líder, Comprometido, Trabalhador, Honesto, Ético e Sonhador; Casado com Willyana Corrêa de Brito (esposa fiel; Fotógrafa; Agente Comunitária de Saúde; Crente e sedenta por servir a Deus; Sonhadora, Meiga, Amiga, Batalhadora).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: