Designers | PE


Funcionalidade, ergonomia, beleza, sustentabilidade e custo viável são palavras de ordem no dia a dia de trabalho de um DESIGNER DE PRODUTOS. Todos esses atributos devem ser priorizados no momento de projetar móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos esportivos, de segurança etc. A profissão equilibra criatividade, arte, técnica e tecnologia no desenvolvimento dos produtos industriais. Precisa pensar mais na funcionalidade (uso) dos objetos. Além de desenhar o objeto, os designers de produto definem quais materiais, tecnologias e processos devem ser usados na produção, sempre levando em conta os conceitos mais importantes para cada projeto, como inovação, conforto e sustentabilidade.
Ficar de olho nas tendências do vestuário faz parte da rotina dos DESIGNERS DE MODA, que  criam, desenham e desenvolvem coleções para marcas de todos os tipos. Além de peças de roupas, desenham estampas e acessórios. Mas o senso estético por si só não basta; esses profissionais precisam ter também um apurado senso crítico para desenvolverem peças que vão além da beleza, aliando originalidade e, sobretudo, muito conforto. As possibilidades de atuação são variadas, incluindo ofícios de estilista, figurinista, vitrinista, personal stylist, entre outros.
DESIGNER GRÁFICO. A linguagem visual fala mais alto nesse ofício, sendo responsável por coordenar todos os elementos gráficos para que anúncios publicitários, editoriais, logomarcas, dentre outros, consigam de fato transmitir sua mensagem por meio de um equilíbrio entre estética e discurso. Trabalha com todos os elementos da comunicação visual. É preciso conhecer muito bem os efeitos produzidos por esses elementos para criar projetos que passem uma mensagem específica, tenham a ver com uma marca ou transmitam um sentimento. Uma infinidade de materiais pode fazer parte desses projetos, como identidade visual, folhetos, websites, e-books, embalagens, entre outros.
WEB DESIGNER é voltada para a criação de sites, blogs, hotsiteslanding pages, entre outros conteúdos da web. A função básica de um web designer é aliar o aspecto visual com o funcional, proporcionando a melhor experiência possível de navegação. No caso de um site, por exemplo, o designer é o profissional responsável por deixar a interface ao mesmo tempo atrativa e fácil de ser utilizada.
UX | UI Design. Também relacionados ao universo digital, o UX (User Experience) Design e o UI (User Interface) Design são setores relacionados à experiência do usuário no meio interativo. Profissionais dessas áreas estão preocupados em desenvolver elementos que gerem reações positivas durante o engajamento, como botões, links, menus e quaisquer outros componentes que visem facilitar o consumo de determinado produto ou serviço na web.
O DESIGNER DE AMBIENTES (profissão regulamentada pelo Lei n° 13.369 | 2016), tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica, além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretiza-las através de projetos específicos. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas. Porém seu trabalho restringe-se a ambientes internos, é o profissional habilitado para atuar em projetos de interiores, auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente, para complementar o fechamento da obra. Pode, portanto, assinar projetos de interiores, elaborar planta de layout (que determina a posição dos móveis no ambiente), planta de forro de gesso e projeto luminotécnico (que determina toda a parte de iluminação artificial de um ambiente). Também pode fazer desenho personalizado de mobiliário, estudo de cores, materiais e acabamentos.
É o profissional com técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos, sejam eles em casas, escritórios, lojas, empresas, espaços públicos, museus e outros lugares. Para isso, o designer de interiores estabelece relações estéticas e funcionais entre todos os móveis e objetos do ambiente e o próprio espaço. Ele harmoniza as cores das paredes com as de objetos como quadros, cortinas e tapetes, organiza a distribuição dos móveis pelo espaço, planeja a iluminação, sempre pensando na sensação que o espaço transmite às pessoas e concilia o gosto do cliente com conforto, praticidade, funcionalidade e beleza.
Características inerentes a qualquer designer:
• É antenado em tudo
• Gosta de Arte e Cultura
• Sabe dialogar
• Tem senso estético apurado
• Trabalha bem em equipe
• Gosta de Tecnoogia
E por isso, tem que estar atentos às tendências atuais de mercado:
• Sustentabilidade
• Inovação no uso de materiais
• Formas geométricas
• Diversidade e inclusão
• Ilustração
• Minimalismo
• Cores suaves



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Publicado por Aldo Corrêa de Lima

Advogado; Bacharel em Teologia; Servo do Deus Altíssimo (Cristão Evangélico [Protestante] apaixonado pelas Sagradas Escrituras e pela Seara Divina); Conservador, Líder, Comprometido, Trabalhador, Honesto, Ético e Sonhador; Casado com Willyana Corrêa de Brito (esposa fiel; Fotógrafa; Agente Comunitária de Saúde; Crente e sedenta por servir a Deus; Sonhadora, Meiga, Amiga, Batalhadora).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: