Estoquistas – Arquivistas | PE


A principal função do ESTOQUISTA é armazenar mercadorias. Esse profissional é responsável pelo estoque de uma empresa, bem como pela sua organização. Para isso, o estoquista é encarregado da escrituração do livro de controle de estoque, conferindo sempre o que entra e o que sai de material.
Uma empresa não pode ficar com materiais faltando, e quem faz esse controle é o estoquista. Ao perceber que o estoque de determinado produto está no fim, ele aciona o departamento de Compras para que aquele material seja adquirido e reposto. Quando chegam as encomendas, o estoquista faz a conferência com as notas fiscais e valida a quantidade, qualidade, vencimento (se for o caso) e registra todas essas informações. Depois, organiza o material da melhor forma, de modo a facilitar a identificação e a procura de cada item.
As principais características do estoquista são: organização, atenção, responsabilidade e agilidade.
Sua rotina de trabalho é baseada no recebimento e na conferência de produtos, separação de materiais de acordo com especificações, acompanhamento de produtos que estiverem acabando, elaboração de relatórios sobre a entrada e saída de produtos, separação de pedidos e manutenção da organização do local em que se encontram esses produtos
Pode trabalhar em empresas de todas as naturezas, segmentos e tamanhos. Em indústrias, por exemplo, pode atuar no almoxarifado e na reposição de materiais na linha de produção. No comércio, ele exerce sua função diretamente no estoque de produtos, controlando constantemente o que sai da loja, o que vai para vitrine e o que precisa ser reposto. Há grande demanda pelo profissional estoquista em supermercados, devido à quantidade de materiais e constante dinâmica de entrada e saída de produtos.
O ARQUIVISTA desenvolve atividades voltadas para a gestão documental, organização dos fluxos de informação, preservação e planejamento de acervos históricos, entre outras. O curso de Arquivologia tem duração média de quatro anos, período no qual são abordados conhecimentos básicos das Ciências Humanas, como História, Administração e Sociologia. Com intuito de preparar o aluno para a prática da profissão, também fazem parte da grade curricular de Arquivologia disciplinas técnicas, como:
• Introdução à Fotografia
• Paleografia 
• Gestão Documental em Arquivos
• Reprografia e Microfilmagem
• Técnicas de Higienização e Preservação de Documentos (etc.)
A carreira em Arquivologia geralmente está relacionada ao setor público, com sua atuação em órgãos públicos, universidades estaduais e federais e prefeituras. Além da carreira pública, há oportunidades no setor privado em escritórios de advocacia, engenharia e contabilidade, hospitais (públicos e privados) e indústrias. Também é possível atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs), centros de documentação, museus, entre outros. 
No mercado de trabalho, esse profissional é responsável pela informação documental de uma organização ou pessoa. Gerenciamento da informação documental, elaborar e planejar a gestão eletrônica de documentos, organização das informações que constam nos documentos e até mesmo a preservação e restauração da história documental fazem parte das atividades desenvolvidas pelo arquivista. 
A tendência é que a profissão arquivologia seja cada vez mais valorizada devido à crescente necessidade de organizar os documentos digitais e a preocupação com a transparência das informações, colocando a gestão dos arquivos em evidência. 



Nesta 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO, estaremos inaugurando nosso Projeto de Negócios a partir de nosso Estado. Nossa pretensão para a 2ª FASE é atuar em todo o NORDESTE e, na 3ª, nos demais Estados da Federação, por REGIÃO, a partir do SUDESTE, depois, o SUL e, em seguida, o CENTRO-OESTE e o NORTE.

Que Deus nos abençoe a TODOS !

Publicado por aldoadv

• Advogado • Empreendedor • Patriota | Conservador • Armamentista • Casado • Cristão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: